Percepção ambiental de alunos do 6º ano de escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130818392Palavras-chave:
Educação ambiental, Arte-educação, TeatroResumo
A Educação Ambiental está relacionada à sensibilização para as questões voltadas ao ambiente, sua conservação e preservação, e deve ser trabalhada com crianças de qualquer faixa etária. O objetivo desse estudo foi trabalhar temáticas de educação ambiental e despertar nos estudantes o senso de responsabilidade com o meio ambiente em alunos do 6ª ano de três escolas da rede pública de Alta Floresta/MT, através da arte-educação com o uso de teatro, palestras e oficinas. Foi aplicado um questionário com perguntas sobre o meio ambiente, reciclagem e coleta seletiva em dois momentos: antes e após a realização das atividades para verificar a assimilação dos temas trabalhados. Foram analisados no pré-teste 174 questionários e no pós-teste 157, a maioria dos alunos possui idade de 11 anos, com predomínio de meninos. As atividades desenvolvidas foram significativas uma vez que houve mudança na percepção dos alunos na maioria das questões analisadas. Concluímos que as atividades de arte-educação podem ser utilizadas como intervenção pedagógica nas salas de aula do ensino fundamental para trabalhar temas da educação ambiental, pois são importantes para a construção do conhecimento e sensibilização dos alunos.
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