Cartografia interatiiva: jogo digital para a alfabetização cartográfica em São Pedro do Sul/RS

Autores

  • Gabriela Dambros UFSM
  • Franciele Francisca Marmentini Rovani UFSM
  • João Henrique Quoos UFSM
  • Roberto Cassol UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947343

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo geral elaborar um jogo digital capaz de auxiliar no processo de alfabetização cartográfica e validá-lo com os sujeitos do ensino e aprendizagem da Geografia. Para tanto, primeiramente realizou-se um aprofundamento nas questões teórico-metodológicas por meio do resgate teórico. Definidas as matrizes teóricas deu-se início a elaboração do jogo digital. A validação do jogo ocorreu com alunos da quinta série da Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari, localizada no município de São Pedro do Sul/RS. Como resultados apontam-se a elaboração e validação do jogo “Pedrinho em: conhecendo o mapa” que propiciou uma aprendizagem significativa da alfabetização cartográfica e forneceu um importante recurso didático para o Município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-03

Como Citar

Dambros, G., Marmentini Rovani, F. F., Quoos, J. H., & Cassol, R. (2012). Cartografia interatiiva: jogo digital para a alfabetização cartográfica em São Pedro do Sul/RS. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(2), 183–199. https://doi.org/10.5902/223649947343

Edição

Seção

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia