Análise dos discursos no Instagram sobre os papéis de gênero atribuídos aos brinquedos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X37450Palavras-chave:
Análise do Discurso, Estereótipos, Gênero, Infância e BrinquedosResumo
Este artigo propõe analisar os discursos sobre os brinquedos na mídia social, Instagram. O intuito é discutir as estratégias dos discursos legitimados nas conversações que ocorrem sobre o que é para meninas e o que é para meninos a partir do caso de Theo Sholles Lima. Para tal, foi empregada como metodologia a Análise de Discurso de Linha Francesa que permite analisar o discurso em três níveis: sujeito, sentido e ideologia.
Downloads
Referências
BACZKO, B. Lumières de I’Utopie. Paris: Payot, 1978.
BAUER, M.; GASKELL G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
BOYD, D. Social Network Sites as Networked Publics: Affordances, Dynamics, and Implications. In: Networked Self: Identity, Community, and Culture on Social Network Sites (ed. Zizi Papacharissi), pp. 39-58, 2010.
BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2000.
BUTLER, J. Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
BUJES, M. Abrindo a pedagogia a outros olhares. In: ZORZO, C; SILVA, L; POLENZ, T. (Orgs.) Pedagogia em conexão. Canoas: Editora da ULBRA, 2004. pp. 42-64.
CHAUÍ, M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2008.
CONNELL, R.; MESSERSCHMIDT, J. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, Santa Catarina, v.21, n.1, pp. 241-242, 2013. Acesso em: 18/10/2018.
FERNANDES, C. Discurso e sujeito em Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2012.
FOUCALT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France pronunciada em 2 de dezembro de 1970/Michel Foucault; tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
LOURO, G. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e a teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1975.
MANNHEIM, K. Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.
MORENO, M. Como se ensina a ser menina: o sexismo na escola. São Paulo: Moderna, 1999.
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. São Paulo: Pontes, 2009.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SILVA, M. Análise da violência discursiva contra a mulher no twitter: estudo dos casos de Anitta, Dilma Rousseff e Ludmilla. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Cascavel, PR, 2018. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/sul2018/resumos/R60-1596-1.pdf. Acesso em: 16/09/2018.
SILVEIRA, R. Michel Foucault: poder e análise das organizações. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
ŽIŽEK, S. Violência: seis reflexões laterais. São Paulo: Boitempo, 2014.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.