Análise dos discursos no Instagram sobre os papéis de gênero atribuídos aos brinquedos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X37450

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Estereótipos, Gênero, Infância e Brinquedos

Resumo

Este artigo propõe analisar os discursos sobre os brinquedos na mídia social, Instagram. O intuito é discutir as estratégias dos discursos legitimados nas conversações que ocorrem sobre o que é para meninas e o que é para meninos a partir do caso de Theo Sholles Lima. Para tal, foi empregada como metodologia a Análise de Discurso de Linha Francesa que permite analisar o discurso em três níveis: sujeito, sentido e ideologia.  

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Biografia do Autor

Marislei da Silveira Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Universidade Federal de Pelotas, professora do Curso de Jornalismo, Pós-Doutora em Estudos Culturais, pela Universidade de Aveiro/Portugal. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Comunicação/ CNPQ. 

Micael Machado da Silva, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Universidade Federal de Pelotas, graduando em Jornalismo e pesquisador no Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Comunicação/ CNPQ.

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Publicado

2020-08-20

Como Citar

Ribeiro, M. da S., & Silva, M. M. da. (2020). Análise dos discursos no Instagram sobre os papéis de gênero atribuídos aos brinquedos. Cadernos De Comunicação, 24(1). https://doi.org/10.5902/2316882X37450

Edição

Seção

Artigos