A Irreversibilidade do Tempo e o Espírito de Vingança: Problemas para a proposta de um Eterno Retorno
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378664177Palavras-chave:
Temporalidade, Vontade de Poder, Irreversibilidade, Eterno RetornoResumo
Este artigo discute a problemática que serve como ponto de partida para trazer à tona o eterno retorno em Assim Falou Zaratustra. Ele se constitui de dois tópicos, cada um apresentando uma parte do problema que Nietzsche via na noção linear de tempo e que justifica ele propor uma perspectiva alternativa de tempo que leva em consideração a relação que o próprio homem estabelece com o fenômeno da temporalidade, reconhecendo-a como a condição de possibilidade para a criação de valores e, consequentemente, a afirmação da vontade através desta criação.Downloads
Referências
BRAZIL, L. G. Considerações acerca do conceito de Vontade Poder. GRIOT – Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia, v.5, n.1, 67-84, 2012.
BRUSOTTI, M. O eterno retorno em Assim Falou Zaratustra. Estudos Nietzsche, v.3, n.2, 149-167, 2012.
GALPARSORO, J. I. Sobre el supuesto carácter circular del tiempo en el eterno retorno de Nietzsche. Daímon. Revista Internacional de Filosofía, n. 57, 81-95, 2012.
MACHADO, R. Zaratustra. Tragédia nietzscheana. 3ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
MARTON, S. Extravagâncias: ensaios sobre a filosofia de Nietzsche – 3ª ed. – São Paulo: Discurso Editorial e Editora Barcarolla, 2009.
MARTON, S. (editora responsável). Dicionário Nietzsche. São Paulo: Edições Loyola (Sendas & Veredas), 2016a.
MARTON, S. O eterno retorno, “a concepção básica de Zaratustra”. Cadernos Nietzsche, Guarulhos/Porto Seguro, v.37, n.2, 2016b.
MECA, D. S. Nietzsche ou a eternidade do tempo. Cadernos Nietzsche, São Paulo, n.33, 181-196, 2013.
NIETZSCHE, F. W. A Gaia Ciência. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhias das Letras, 2012.
NIETZSCHE, F. W. Assim Falou Zaratustra: Um livro para todos e para ninguém. Tradução de Mário da Silva. 9ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
NIETZSCHE, F. W. Ecce homo: como alguém se torna o que é. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
NIETZSCHE, F. W. Fragmentos Póstumos. Volumen IV (1885-1889). Madrid: Editorial Tecnos, 2006.
ORELLANA, R.C. Lo que imagina el querer: tiempo y resentimiento en Nietzsche. HYBRIS. Revista de Filosofía, Vol. 6, nº 2, 53-64, 2015.
RUBIRA, L. O amor fati em Nietzsche: condição necessária para a transvaloração? Polymatheia, Fortaleza, v.4, n.6, 227-236, 2008.
SMOLNIAKOF, B. Amor fati como condição necessária para a afirmação do eterno retorno. Polymatheia, Fortaleza, v. 13, n. 23, 145-155, 2020.
SMOLNIAKOF, B. Niilismo: conceito e ocorrência em Assim Falou Zaratustra. Occursus: Revista de Filosofia. Fortaleza, v.5, n.2, jul/dez. 2020, 39-58.
STAMBAUGH, J. The Problem of Time in Nietzsche. Translated by John F. Humphrey, Bucknell University Press. London and Toronto: Associated University Press, 1987.
STEGMAIER, W. Antidoutrinas. Cena e doutrina em Assim Falou Zaratustra de Nietzsche. Cadernos Nietzsche, 25, p. 11-47, 2009.
VATTIMO, G. O niilismo e o problema da temporalidade. In: VATTIMO, G. Diálogo com Nietzsche. Ensaios 1961-2000.
Tradução Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
Publicado
Versões
- 2022-03-29 (2)
- 2021-04-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Voluntas: Revista Internacional de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).