Biopolíticas e Covid-19: um esforço para entender o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378643904Palavras-chave:
Biopolítica, Covid-19, Soberania, NeoliberalismoResumo
A noção de biopolítica de Michel Foucault é frequentemente usada nos mais diversos contextos, devido ao seu potencial analítico singular. Esse trabalho busca investigar a inteligibilidade da noção para entender a gestão política da Covid-19 no Brasil. A consolidação de estratégias biopolíticas estão relacionadas a práticas sociais que constituem um corpo político soberano. Portanto, o caminho escolhido para entender o contexto brasileiro, foi perceber que o limites crítico da noção de biopolíticas é considerar uma prática de política nacional situada num neoliberalismo periférico e lógica neocolonial.Downloads
Referências
BARBOSA, Jonnefer. Políticas de desaparecimento e niilismo de Estado. n-1, 2020, disponível em: https://n-1edicoes.org/024
DELEUZE, Gilles. What is a dispositif? In: Michel Foucault Philosopher. Trad. Timothy J. Armstrong. Nova Iorque: Routledge, 1992.
MICHEL, Foucault. Segurança, Território, e População. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
MICHEL, Foucault. Em Defesa da Sociedade. Trad. Maria Ermantina. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
MICHEL, Foucault. Dits et Écrits, III. Paris: Gallimard, 1994.
PRECIADO, Paul. Aprendendo do vírus. n-1, 2020, disponível em: https://n-1edicoes.org/007
PRECIADO, Paul. Texto Junkie. Trad. Maria Paula Gurgel. São Paulo: n-1, 2018
SAFATLE, Vladmir. Bem-vindo ao Estado suicidário. n-1, 2020, disponível em: https://n-1edicoes.org/004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).