As concepções schopenhauerianas de filosofia

Francisco William Mendes Damasceno

Resumo


Nosso texto pretende mostrar que está presente no pensamento schopenhaueriano, para além da sua definição “canônica”, uma outra concepção de filosofia que torna possível pensarmos uma filosofia prática de uma perspectiva propriamente empírica.  Schopenhauer frequentemente define a filosofia como teoria metafísica de caráter contemplativo que abdica de toda normatividade. Contudo, encontramos uma outra noção menos elevada e mais próxima da dimensão prática da vida, orientada por uma perspectiva mais empírica e de caráter eudemonológico. Essa outra noção de filosofia torna possível pensar uma ética não descritiva, que permanece alheia à normatividade moral, mas considera máximas que servem como recurso estratégico para uma vida mais suportável.


Palavras-chave


Ética; Prática; Eudemonologia; Metafísica; Schopenhauer

Texto completo:

PDF

Referências


SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke. Editadas e comentadas por Wolfang Frhr. von Löhneysen. Suhrkamp taschenbuch wissenschaft, 2003. 5 vols.

SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismos para a sabedoria de vida. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Unesp, 2005.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação, Segundo tomo: suplementos aos quatro livros do primeiro tomo. Trad. Jair Barbosa. I. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a ética. Trad. Flamarion C. Ramos. São Paulo: Hedra, 2012.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a filosofia e seu método. Trad. Flamarion C. Ramos. São Paulo: Hedra, 2010.

RODRIGUES JÚNIOR, Ruy de Carvalho. Schopenhauer: uma filosofia do limite. São Paulo, 2011. Doutorado em Filosofia, Universidade Católica de São Paulo.




DOI: https://doi.org/10.5902/2179378635581

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Voluntas: Revista Internacional de Filosofia

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.