Adoção da modalidade de Publicação Contínua

A partir de 2021, a Voluntas: Revista Internacional de Filosofia passa a adotar a modalidade de Publicação Contínua para todas as suas edições.

A Publicação Contínua é uma tendência internacional de publicação científica eletrônica que visa promover maior agilidade e dinamismo no processo de publicação das pesquisas. Nesse formato, os manuscritos são publicados assim que finalizados os processos de avaliação e de revisão final. Isso possibilita a publicação dos trabalhos antes do fechamento previsto do número correspondente, permitindo acelerar a comunicação das pesquisas e contribuir para o debate acadêmico especializado.

É importante dizer que a Publicação Contínua não altera nenhuma etapa das submissões, respeitando todos os critérios de avaliação e editoração previstos em nossa política editorial, como, também, os prazos para submissão dos manuscritos. Além disso, os fechamentos dos números permanecem de acordo com a periodicidade quadrimestral da revista.

Por se tratar de um número com registro eletrônico, o tradicional registro por número de páginas é substituído pelo “e-locator”, isto é, o localizador representado pela sequência “exx” que acompanha cada publicação. Este indicador deve ser inserido no campo “Página inicial/ Número artigo eletrônico” no preenchimento do Lattes. As referências aos artigos neste formato devem se seguir com o padrão: volume, e-locator, número de páginas (1-x), data. Como em:

VERBICARO, Loiane Prado. Pandemia e o colapso do neoliberalismo. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, Santa Maria, v. 11, e3, p. 1-9, jul, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/43490

Estamos à disposição para solucionar outras dúvidas através do contato de nossa revista.