ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DA RODA NO SISTEMA DE SAÚDE DE CAMPINAS, SP

Autores

  • Luciano D`Ascenzi IFRS
  • Luciana Leite Lima UFRGS

Palavras-chave:

Políticas públicas, Implementação de plano de saúde, Cultura organizacional.

Resumo

Este artigo visa a analisar o processo de implementação do modelo de gestão compartilhada, denominado método da roda, do Programa Paidéia de Saúde da Família. Tal política foi implantada na rede de atenção primária pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas entre 2001 e 2004. O trabalho fundamenta-se em pesquisa empírica e desenvolvimento específico do método etnográfico. Constatamos que embora a política almejasse uma mudança cultural na gestão dos equipamentos de saúde, alguns elementos teóricos que a embasaram, assim como, a estratégia de implementação utilizada se mostraram incoerentes com tal ambição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano D`Ascenzi, IFRS

Professor de economia e gestão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Ciências Sociais, mestre em Antropologia Social e bacharel em Ciências Econômicas pela UNICAMP.

Luciana Leite Lima, UFRGS

Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP) e mestre em Sociologia (UFRGS).

Downloads

Publicado

06-06-2013

Como Citar

D`Ascenzi, L., & Lima, L. L. (2013). ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DA RODA NO SISTEMA DE SAÚDE DE CAMPINAS, SP. Revista Sociais E Humanas, 26(1), 67–78. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5530

Edição

Seção

Artigos Livres