TERRITÓRIOS DE SAÚDE E PINTURA: PINCELADAS PICTÓRICAS E SOCIOCULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175834313Palavras-chave:
Pintura, Saúde coletiva, Populações vulneráveis, CulturaResumo
A pintura vem sendo utilizada como instrumento para representar instituições, seus valores, comportamentos e sumariamente estabelecer relações sociais por meio de representações pictóricas nas últimas décadas. É um fenômeno que vem a representar pela sensibilidade das cores e das artes, assim como de seus processos construtivos às faces invisíveis de povos e populações vulneráveis. O objetivo deste trabalho é divulgar o imagético dos povos indígenas das etnias do baixo amazonas por meio de arquivos de registros de pesquisa de campo em formato pictórico por meio da pintura. O trabalho utiliza a técnica de pintura de retrato e tem como base a pintura à óleo. É um conjunto de retratos que mostram a diversidade e simbologias da cultura indígena, por meio de expressões registradas in loco, realizadas entre os anos de 2015 a 2018 no município de Oriximiná, PA, onde há exploração de mineração por empreendimentos capitalistas. Foi possível não somente entrar no universo de expressão corporal das etnias registradas, mas identificar novos e antigos costumes inseridos, possibilitando uma reflexão sobre populações tradicionais e desenvolvimento por uma ótica visual e social.
Downloads
Referências
BRITTO, L. O ensino de Artes Visuais contemporâneas para crianças de pré-escola. Revista Ciclos, v. 1, n. 2, p. 66-77, 2014.
CHAVES, L. P. Pintura e sociedade: retratos de beneméritos das Sociedades Portuguesas de Beneficência e o patrimônio cultural no Sul do Brasil. Revista Memória em Rede, v. 6, n. 10, p. 151-163, 2016
MORAES, D. A. Algumas considerações sobre o desenvolvimento do estudo da pintura do retrato. APOTHEKE, v. 1, n. 1, 2015.