DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TRABALHO E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • mariluza sott bender Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Silvia Virginia Coutinho Areosa UNISC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175832238

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Pessoas com deficiência, Políticas Públicas, Trabalho.

Resumo

O Desenvolvimento Regional traz em seu bojo a interdisciplinaridade e a discussão das questões sociais, e uma dessas questões é a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) como trabalhadoras nas diversas organizações através da Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas. Entre essas organizações estão as Instituições de Ensino Superior (IES), que se relacionam diretamente com o desenvolvimento regional por capacitar profissionais através de cursos superiores, mas principalmente por ser um campo de trabalho relevante para o desenvolvimento regional. Nesse ensejo, o presente trabalho objetivou conhecer se há e quais são as dificuldades para a inclusão no contexto de trabalho de uma IES e a percepção de gestores e trabalhadores com deficiência sobre a Lei de Cotas. Assim, realizou-se pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, estudo de caso e realização de entrevistas na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Percebeu-se que as PcD entrevistadas possuem conhecimento apenas superficial sobre a lei, mas a percebem como algo positivo. Além disso, os gestores apontam baixa escolaridade e falta de informação como os empecilhos para a contratação do percentual de PcD exigido pela lei. Entretanto, é importante lembrar que a universidade é formada por pessoas da sociedade, e como tal, reflete os valores e preconceitos existentes nela.

 

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Biografia do Autor

mariluza sott bender, Universidade de Santa Cruz do Sul

Psicóloga formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2012. Pós-Graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco, em 2013. Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, em 2017, com a pesquisa: "As Instituições de Ensino Superior (IES) como campo de trabalho e de inclusão: a percepção de gestores e trabalhadores com deficiência sobre a Lei de Cotas"

Silvia Virginia Coutinho Areosa, UNISC

A professora possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), e doutorado sanduíche em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), tendo estudado durante o ano de 2007 no departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona na Espanha com bolsa CAPES. Pós Doutorado em Serviço Social pela PUCRS (2012). Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania" e Vice-líder do grupo de pesquisa "Democracia e Políticas Públicas" e integrante do grupo de trabalho da ANPEPP em Representações Sociais. Avaliadora do Inep/Sinaes - MEC. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, saúde coletiva, representações sociais e gênero.

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Publicado

12-03-2019

Como Citar

bender, mariluza sott, & Coutinho Areosa, S. V. (2019). DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TRABALHO E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO UNIVERSITÁRIO. Revista Sociais E Humanas, 31(3). https://doi.org/10.5902/2317175832238