PARA “INGLÊS” VER: APONTAMENTOS SOBRE REPRESENTAÇÕES DA MULHER BRASILEIRA EM CASOS REPERCUTIDOS NA IMPRENSA INTERNACIONAL

Autores

  • Katia Belisario UnB
  • Elen Cristina Geraldes
  • Dione Moura

Palavras-chave:

Comunicação, Mulher brasileira, Representações sociais

Resumo

Este artigo mostra como as mulheres brasileiras são vistas na imprensa internacional, por meio de representações sociais sobre sua beleza, sensualidade e disponibilidade. Essas representações legitimam práticas como o turismo sexual e a exploração sexual de mulheres e adolescentes. O artigo analisa as contradições do Jornalismoao veicular tais discursos e, ao mesmo tempo, combater o comércio sexual. O Jornalismo revela-se, então, um espaço de conflito social, em que ocorrem a afirmação de preconceitos e estereótipos e as críticas a essas visões de mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Belisario, UnB

Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília

Elen Cristina Geraldes

Professora adjunto da Faculdade de Comunicação da UnB

Dione Moura

Professora assistente da Faculdade de Comunicação da UnB

Downloads

Publicado

27-12-2013

Como Citar

Belisario, K., Geraldes, E. C., & Moura, D. (2013). PARA “INGLÊS” VER: APONTAMENTOS SOBRE REPRESENTAÇÕES DA MULHER BRASILEIRA EM CASOS REPERCUTIDOS NA IMPRENSA INTERNACIONAL. Revista Sociais E Humanas, 26(3), 467–477. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2902

Edição

Seção

Artigos Livres