RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO

Autores

  • keila de Oliveira UFSM
  • Ethiana Sarachin da Silva Ramos UFSM
  • Sueli Salva UFSM

Palavras-chave:

Relações de gênero, Escola, Professor (a)

Resumo

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre relações de gênero nos contextos educativos da educação infantil e ensino fundamental. A partir de referenciais teóricos como Finco (2003, 2010) Louro (1997), Moreno (1999), Narotzki (1995), Sayão (2008) queremos dissertar sobre como se dá a construção social do que é ser mulher ou homem nos contextos educativos. Essa construção ocorre de maneira gradual e sistemática ao longo dos anos, já que as crianças alunos (as), especialmente aquelas de menos idade, na maioria das vezes, não agem da maneira “naturalizada”, considerada “normal” para seus sexos. As inserções nestes contextos, sejam para práticas ou pesquisas acadêmicas, nos levam a perceber que as crianças, por vezes, contestam as hierarquias de gênero. Em muitos momentos as brincadeiras indicam quebra de regras pouco percebidas e, muitas vezes, pouco aceitas pelos professores. Contudo, entre aquelas de mais idade, percebe-se, em suas representações, que já conhecem claramente quais são os comportamentos aceitos para meninas e meninos. Partimos da hipótese que as instituições educativas assumem papel importante na construção de conceitos androcêntricos, muitas vezes de forma inconsciente. Acreditamos, entretanto, que a instituição escolar pode contribuir para práticas e comportamentos não-sexistas.

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Biografia do Autor

keila de Oliveira, UFSM

Graduanda do curso de Pedagogia Noturno da UFSM. Bolsista do projeto de pesquisa Infância, Juventude e Formação Educacional: um estudo sobre a vida cotidiana dos 'pais' e das crianças seus filhos e filhas que vivem nas CEUs da UFSM. Este projeto é finaciado pelo Fundo de Incentivo a Pesquisa (FIPE) e coordenado pela professora Dra Sueli Salva. Está vinculado ao departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da UFSM.

Ethiana Sarachin da Silva Ramos, UFSM

Graduanda do curso de pedagogia noturno da UFSM. Bolsista do Projeto de Iniciação a Docência (PIBID).Vinculado ao departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação.

Sueli Salva, UFSM

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria atuando na área de Didática e Práticas de Ensino na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, Doutora em educação pela UFRGS, graduada em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade de Passo Fundo (1986), especialização em Orientação Educacional pela FAPA/RS e em Dança pela PUC-RS . Atuou como professora na rede Municipal de Educação de Porto Alegre. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, juventude, infância e relações de gênero. Desenvolveu a pesquisa de mestrado com alunos adolescentes buscando saber o sentido da dança para os mesmos. Em sua tese desenvolveu uma pesquisa com jovens mulheres de periferia urbana de Porto Alegre buscando conhecer suas vivências cotidianas, entrelaçando duas temáticas fundamentais para a sociologia da juventude no campo da educação que são juventude, gênero.

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Publicado

12-02-2012

Como Citar

de Oliveira, keila, Ramos, E. S. da S., & Salva, S. (2012). RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO. Revista Sociais E Humanas, 24(2), 101–110. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2884

Edição

Seção

Artigos Livres