REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO

Autores

  • Renata Gomes Camargo Universidade Federal de Santa Maria
  • Soraia Napoleão Freitas Universidade Federal de Santa Maria
  • Sheila Torma da Silveira Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Gênero, Altas habilidades/superdotação, Representações sócio-culturais

Resumo

Pela atuação e participação em um projeto de pesquisa, vinculado a Universidade Federal de Santa Maria, que visa identificar e orientar alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, obtivemos dados onde buscamos os subsídios para elaboração deste artigo, que tem por embasamento metodológico a pesquisa qualitativa. Sendo assim, partimos de reflexões teóricas sobre altas habilidades/superdotação e gênero para apresentar, neste artigo, uma discussão sobre as concepções destas temáticas entre professores envolvidos em dois processos de identificação de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, realizadas pela equipe executora do referido projeto. Um dos processos foi no ano de 2008 e o outro no ano de 2009. Demonstramos que as representações socioculturais sobre gênero, apresentadas pelos professores, podem gerar equívocos na identificação destes alunos. Esta discussão reflexiva nos remete a outra: a importância da educação especial atuar em consonância com o paradigma educacional da inclusão, que prevê a valorização da diversidade, pois nesta encontramos respaldo para a realização desta ação quanto às altas habilidades/superdotação e gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Gomes Camargo, Universidade Federal de Santa Maria

Gradduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, membro do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social.

Soraia Napoleão Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Pós-Doutora do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social

Sheila Torma da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Especialista em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade Federal de Lavras - MG. Professor titular - Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, trabalhando no atendimento educacional especializado para alunos com Altas Habilidades/Superdotação da Rede Municipal de Ensino.Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

27-12-2013

Como Citar

Camargo, R. G., Freitas, S. N., & da Silveira, S. T. (2013). REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, SOB O OLHAR DA IDENTIFICAÇÃO. Revista Sociais E Humanas, 26(3), 478–488. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2857

Edição

Seção

Artigos Livres