ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: CONCEITOS, METODOLOGIA E ESTUDO DA ARTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores/as

  • Frank Leonardo Casado

Palabras clave:

Análise Envoltória de Dados, Avaliação Institucional, Produtividade e Eficiência.

Resumen

Esta pesquisa procura realizar uma revisão de literatura,
de modo a obter um referencial histórico da
metodologia de avaliação da produtividade, eficiência e
sua evolução para a metodologia de Análise Envoltória de
Dados- DEA como ferramenta da avaliação da educação
superior. No Brasil, os primeiros trabalhos utilizando a
técnica DEA na construção de medidas de avaliação de
IES têm origem em grupos de pesquisa da Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC). A DEA, sendo assim,
é uma técnica não-paramétrica que emprega programação
matemática para construir fronteiras de produção de unidades
produtivas – DMUs que empregam processos
tecnológicos semelhantes para transformar múltiplos
insumos em múltiplos produtos. Tais fronteiras são empregadas
para avaliar a eficiência relativa dos planos de
operação executados pelas DMUs e servem, também,
como referência para o estabelecimento de metas eficientes
para cada unidade produtiva. A DEA foi desenvolvida
para avaliar a eficiência de organizações cujas atividades
não visam lucros ou para as quais não existem preços préfixados
para todos os insumos e/ou todos os produtos. Por
estes motivos este técnica é uma alternativa no estudo da
eficiência das instituições superiores.

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Biografía del autor/a

Frank Leonardo Casado

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal
de Santa Maria

Cómo citar

Casado, F. L. (2009). ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: CONCEITOS, METODOLOGIA E ESTUDO DA ARTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Sociais E Humanas, 20(1), 59–71. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/907

Número

Sección

Artigos Livres