A INCOERÊNCIA METODOLÓGICA DO BANCO MUNDIAL (BM) NA DETERMINAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO

Autores/as

  • Sueli Menezes Pereira
  • Mara Cristina Schneider

Palabras clave:

Descentralização, Banco Mundial, Educação para Todos.

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de analisar a incoerência metodológica do Banco Mundial (BM) no processo de determinação das políticas educacionais para os países em desenvolvimento. A metodologia utilizada para tal fim caracteriza-se como teórico-bibliográfica. Diante disso, são destacados os princípios defendidos pelo BM, bem como o vínculo existente entre as suas ações e os interesses do sistema capitalista. Além disso, são analisados os condicionantes da Conferência Mundial sobre Educação para Todos, realizada em Jomtien (Tailândia), em 1990, cujas conclusões mostram que o BM não pratica o discurso que determina aos sistemas educacionais, tais como a descentralização administrativa. Esse fato evidencia uma metodologia de ação aos moldes da divisão social do trabalho, pois os organismos internacionais pensam as políticas educacionais para serem executadas nas escolas dos países em desenvolvimento. Como alternativa possível, no sentido de reverter essa posição subordinada das instituições educacionais, sugere-se a formação da consciência política dos profissionais da educação, enquanto gestores conscientes da importância da participação da comunidade na gestão da escola, o que implica um trabalho coletivo e orgânico nos cursos de formação de professores e de formação continuada.

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Biografía del autor/a

Sueli Menezes Pereira

Autora. Professora do Programa de Pós-Graduação do CE/UFSM.

Mara Cristina Schneider

Autora. Aluna do Curso de Especialização em Gestão Educacional do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Cómo citar

Pereira, S. M., & Schneider, M. C. (2009). A INCOERÊNCIA METODOLÓGICA DO BANCO MUNDIAL (BM) NA DETERMINAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO. Revista Sociais E Humanas, 20(2), 69–75. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/785

Número

Sección

Artigos Livres