OS INDIVÍDUOS E SEUS BICHOS NA CIDADE DE BRASÍLIA

Autores/as

  • João Vicente Ribeiro Barroso da Costa Lima

Palabras clave:

Racionalização, Homem-Natureza, Representação.

Resumen

O presente artigo aborda o fenômeno da criação de cães em Brasília e do tipo humano construído designado por “sujeito criador de cães”. Para isso, são considerados os processos de racionalização sobre outras experiências porque a compreensão que o sujeito criador tem da qualidade da relação com seu cachorro é indissociável das situações vividas em outros campos do agir e que o faz construir para si uma teoria englobante do real a partir dos balanços que realiza de suas situações vividas. Apesar destas vivências se referirem a determinados aspectos da vida social distantes da experiência mais localizada das dedicações ao cão, mantém, com esta experiência, profunda correspondência, porque compõem uma unidade cognitiva e representacional para o ator social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Vicente Ribeiro Barroso da Costa Lima

Doutor em Ciência Política. Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da UFSM. Professor do programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFSM. E-mail: jvcostalima@gmail.com.

Publicado

2009-12-01

Cómo citar

Lima, J. V. R. B. da C. (2009). OS INDIVÍDUOS E SEUS BICHOS NA CIDADE DE BRASÍLIA. Revista Sociais E Humanas, 22, 41–54. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/747