EMOÇÕES EM NARRATIVAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175864252Resumen
A inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual (DI) é marcada por controvérsias na dúvida se espaços de coletividade social típica seriam positivos para o bem-estar desses indivíduos. Assim, analisaram-se as emoções de pessoas com DI em narrativas sobre experiências em espaços inclusivos, verificando-se se as ações destacadas nos posicionamentos assumidos se associam mais a estratégias de coping/regulação ou autorregulação. Participaram da pesquisa dois jovens com Síndrome de Down que frequentavam coletividades típicas, escola/trabalho. Aplicou-se o Método Dialógico de Emoções em Narrativas, com produção de narrativas abertas/episódicas e dados gravados/filmados. Foi feita a Análise Dialógica de Indicadores de Emoções em Narrativas, que consiste na organização de experiências centrais e pela aplicação da Leitura Apreciativa dos Indicadores de Emoção em Narrativas, com conceitos de emoção interpretados a partir do significado do discurso em ação conjunta com outros componentes da emoção. As narrativas apontam para sentimentos de estima/ bem-estar que energizam ações com pessoas que se importam associadas a processos de autorregulação orientadas a objetivos futuros. O trabalho contribui com estudos sobre emoções de pessoas com DI em metodologias narrativas e do o impacto dos motivadores afetivos na inclusão para a qualidade de vida.
Palavras-chave: Deficiência Intelectual; Síndrome de Down, Emoções, Coping; Bem-estar.
Descargas
Citas
ALDAO, A., NOLEN-HOEKSEMA, S., & SCHWEIZER, S. Emotion-regulation strategies across psychopathology: A meta-analytic review. Clinical Psychology Review, v. 30, p. 217-237, mar. 2010.
ANTUNES, Katiuscia C. Vargas. História de vida de alunos com deficiência intelectual: Percurso escolar e a constituição do sujeito. 2012 (Tese de doutorado). Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
BAKHTIN, Mikhail. Tema e significação na língua. In: Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: HUCITEC Editora, 2012. p. 183-141.
BENNET, S. J.; HOLMES, J.; BUCKLEY, S. Computerized memory training leads to sustained improvement in visuospatial short-term memory skills in children with Down syndrome. American Journal on Intellectual and Developmental Disabilities, v. 118, n. 3, p. 179-192, 2013.
BENSON, B. A.; FUCHS C. Anger-arousing situations and coping responses of aggressive adults with intellectual disabilities. Journal of Intellectual and Developmental Disability, n. 24, p. 207–215, 1999.
COLIN et al. Cognitive Flexibility among Individuals with Down Syndrome: Assessing the Influence of Verbal and Nonverbal Abilities. American Journal on Intellectual and Developmental Disabilities, v. 118, n. 3, p. 193-200, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1352/1944-7558-118.3.193. Acesso em: 25 jun. 2020.
COMPAS et al. Coping and Emotion Regulation from Childhood to Early Adulthood: Points of Convergence and Divergence. Australian Journal Psychology, v. 66, n. 2, p. 71–81. June 1, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1111/ajpy.12043. Acesso em: 21 jun. 2020.
DAUNHAUER, L.A. et al. Profiles of Everyday Executive Functioning in Young Children with Down Syndrome. American Journal on Intellectual and Developmental Disabilities, v. 119, n. 4, p. 303-318, 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4512669/. Acesso em: 30 ago. 2020. (doi: 10.1352/1944-7558-119.4.303)
DIAMOND, L. M. & ASPINWALL, L.G. (2003). Emotion Regulation Across the Life Span: An Integrative Perspective Emphasizing Self-Regulation, Positive Affect, and Dyadic Processes1. Motivation and Emotion, v. 27, n. 2, June 2003.
DODGE, R. et al. The challenge of defining wellbeing. International Journal of Wellbeing, v. 2, n. 3, p. 222-235, 2012.
DODGE, R. et al. The challenge of defining wellbeing. International Journal of Wellbeing, 2(3), 222-235, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5502/ijw.v2i3.4. Acesso em: 25 jun. 2020.
GENDOLLA, G. H. E. Comment: Do Emotions Influence Action? – Of Course, They Are Hypo-Phenomena of Motivation. Emotion Review, v. 1, n. 3, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1754073916673211. Acesso em: 25 jun. 2020.
GLAT, R., & PLETSCH, M. D. O método de história de vida em pesquisas sobre autopercepção de pessoas com necessidades educacionais especiais. Revista Educação Especial, Minas Gerais, v. 22, n. 34, p. 139-154. maio/ago. 2009.
GOIS, D. N. dos S.; BARBATO, S. B. Dinâmicas de Produção da Identidade Docente na EJA: um Estudo Multimétodos1. Psicologia: Ciência e Profissão v. 38, n. 3, p. 480-493, jul./set. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-37030000492017 acesso em: 20/6/2020.
GROSS, J. J. Emotion regulation: Taking stock and moving forward. Emotion, v.13, n. 3, p. 359–365, jun. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1037/a0032135. Acesso em: 20 jun. 2020.
GROSS, J. J.; THOMPSON, R. A. Emotion regulation: Conceptual foundations. In: GROSS, J. J. (Ed.). Handbook of emotion regulation. New York: Guilford Press, 2007. p. 3-24.
GROSS, J. J. (2013). Emotion regulation: Taking stock and moving forward. Emotion, n. 13, p. 359-365, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1037/a0032135. Acesso em: 21 jul. 2020. [PubMed: 23527510]
HARTLEY S. L., MAC LEAN, W. E. Jr. Perceptions of stress and coping strategies among adults with mild mental retardation: Insight into psychological adjustment. American Journal on Mental Retardation, n. 110, p. 285-290, 2005. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15941365/. Acesso em: 21 jul. 2020. [PubMed: 15941365]
HARTLEY, S. L.; MAC LEAN, W. E. Jr. (2008). Coping strategies of adults with mild intelectual disability for stressful Social Interactions. J. Ment. Health Res. Intellect Disabil., n. 1, v. 2, p. 109–127, Apr. 2008. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2838717/. Acesso em: 21 jul. 2020.
LAZARUS, R. Emotions and Interpersonal Relationships: Toward a Person-Centered Conceptualization of Emotions and Coping. Journal of Personality, v. 74, n. 1, p. 9-46, 2006a. Disponível em: 10.1111/j.1467-6494.2005.00368.x. Acesso em: 20 jun. 2020.
LAZARUS, R. Emotion narratives: A radical new research Approach. In R. LAZARUS (Org.). Stress and Emotion: A new synthesis. New York: Springer Publishing Company, 2006b. p. 193-215.
LEE, N. R. et al. Caregiver report of executive runctioning in a Population-Based Sample of Young Children with Down syndrome. Am. J. Intellect Dev Disabil, v. 116, n. 4, p. 290-304, 2011. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21740257/. Acesso em: 30 ago. 2020. (doi: 10.1352/1944-7558-116.4.290)
MACHADO, W. de L.; BANDEIRA, D. R. Bem-estar psicológico: definição, avaliação e principais correlatos. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 29, n. 4, p. 587-595, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2012000400013. Acesso em: 20 jun. 2020.
MCCLELLAND et al. (2017). Self-regulation. In: HALFON, N. et al. (Eds.). Handbook of Life Course Health Development. Cham (CH): Springer; 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK543707/. Acesso em: 20 jun. 2020.
MARQUES, V.; SATRIANO, C. R. Narrativa, subjetividade e enunciação: reflexões teórico-metodológicas e emancipatórias. Linhas Críticas (On-line), v. 20, n. 42, p. 257-282, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4275. Acesso em: 20 jun. 2020.
MASCOLO, M. F.; FISCHER, K. W. Dynamic Development of thinking, feeling, and acting. In: OVERTON, W. F.; MOLENAAR, P. C. M.; LERNER, R. M. (Eds.). Theory and Method. The handbook of child psychology and developmental science. 7. ed. New Jersey: Wiley. 2015. p. 113-161. (Volume 1)
MATOS, S. N.; MENDES, E.G. A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Práxis Educacional, v. 10, n. 16, p. 35-59, mai. 2014. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762. Acesso em: 23 jun. 2020.
MATOS, S. N.; MENDES, E. G. Demandas de Professores Decorrentes da Inclusão Escolar. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 21, n. 1, p. 9-22, mar. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000100002. Acesso em: 23 jun. 2020.
MATURANA, A. P. P. M.; MENDES, E. G. O Cenário das Pesquisas Internacionais sobre a Inclusão e Escolarização do Aluno com Deficiência Intelectual. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 3, n. 1, p. 168-193, 29 mai. 2015.
MATURANA, A. P. P. M.; MENDES, E. G. Inclusão e deficiência intelectual: escola especial e comum sob a óptica dos próprios alunos. Educ. rev., Curitiba, n. 66, p. 209-226, dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000400209&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jun. 2020.
MCADAMS, D. P.; GUO, J. Narrating the generative life. Psychological Science, n. 26, p.475-483, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/0956797614568318. Acesso em: 23 jun. 2020.
MIETO, Gabriela Sousa de Melo; BARBATO, S. B.; ROSA, A. Professores em transição: a produção de significados sobre atuação inicial na inclusão. Psicologia: Teoria E Pesquisa (Brasília. On-line), v. 32, p. 1-10, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29. Acesso em: 23 jun. 2020.
MOORS, A. Appraisal Theories of Emotion: State of the Art and Future Development. Emotion Review, v. 5, n. 2, p. 119-125, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1754073912468165. Acesso em: 20 jun. 2020.
MOORS, A.; BODDEZ, Y.; HOUWER, J. The Power of Goal-Directed Processes in the Causation of Emotional and Other Actions. Emotion Review, v. 9, n. 4, p.310-318, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1754073916669595. Acesso em: 23 jun. 2020.
MOORS, A.; BODDEZ, Y. Author Response: Emotional Episodes are Action Episodes. Emotion Review, v. 9, n.4, p. 353-354, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1754073917692131. Acesso em: 23 jun. 2020.
OVERTON, W.F. Process, and relational developmental systems. In OVERTON W.F. & MOLENAAR P.C. (Eds.), Handbook of child psychology and developmental science, Vol. 1: Theory and method. Hoboken, NJ: Wiley, 2015. p. 9-62.
PLETSCH, M. D.; OLIVEIRA, M. C. P. de; ARAUJO, D. F. Considerações sobre a escolarização de crianças e jovens com deficiência intelectual. Perspectiva em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 2, p. 39-49, 2015.
ROBERTS, L. V.; RICHMOND, J. L. Preschoolers with Down syndrome do not yet show the learning and memory impairments seen in adults with Down syndrome. Developmental Science, v. 18, n. 3, p. 404-419, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25283764/. Acesso em: 30 ago. 2020. (doi: 10.1111/desc.12225)
SCHERER, KR. Studying appraisal-driven emotion processes: taking stock and moving to the future. Cognition and Emotion, v. 33, n. 1, p. 31-40, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02699931.2018.1510380. Acesso em; 23 jun. 2020.
SCHERER, K. What are emotions and how can they be measured? Social Science information, v. 44, n. 4, p. 695-729, 2005.
SILVEIRA, K. A.; ENUMO, S. R. F.; ROSA, E. M. Concepções de professores sobre inclusão escolar e interações em ambiente inclusivo: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, 1. ed., v. 18, n. 4, p. 695-708, 2012.
SKOTKO, B. G.; LEVINE, S. P.; GOLDSTEIN, R. Self-perceptions from People with Down Syndrome. Am. J. Med. Genet. A., n. 155A, ed.10, p. 2360-2369, 2011. Disponível em: http://doi:10.1002/ajmg.a.34235. Acesso em: 23 jun. 2020.
SMITH, C., & KIRBY, L. D. Putting appraisal in context: Toward a relational model of appraisal and emotion. Cognition and Emotion, v. 23, n.7, p. 1352-1372, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02699930902860386. Acesso em 25 jun. 2020.
SMITH, E., NAESSB, K-A.B.; JARROLD, C. Assessing pragmatic communication in children with Down syndrome. Journal of Communication Disorders, 68, p. 10-23, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.jcomdis.2017.06.003. Acesso em: 24 jun. 2020.
SOUZA, Fabíola Ribeiro de. Compensação e emoções de pessoas com deficiência intelectual em posições valorizadas socialmente. 2019. Tese de Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde – Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35288. Acesso em: 23 jun. 2020.
SOUZA, F. R.; ALMEIDA, S. F. C. A Inclusão/Exclusão Escolar: Concepções de pais e de jovens alunos com Deficiência Intelectual. Interacções, v. 26, n. 9, p. 289-310, 2013.
SOUZA, F. R. de; BARBATO, S. B. Compensation of intellectual disability in a relational dialogue on Down Syndrome. Outlines - Critical Practice Studies, v. 21, n. 1, p. 49-68, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341165565_Compensation_of_intellectual_disability_in_a_relational_dialogue_on_Down_Syndrome. Acesso em: 30 ago. 2020.
VIANELLO, R.; LANFRANCHI, S. Positive effects of the placement of students with intellectual developmental disabilities in typical class. Life Span and Disability, v. 14, n. 1, p. 75-84, 2011. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.1083.5915&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 30 ago. 2020
WAYMENT, H. A.; ZETLIN, A. G. Coping responses of adolescents with and without mild learning handicaps. Mental Retardation, n. 27, p. 311-316, 1989. [PubMed: 2586322]
VIANNA, E.; STETSENKO, A. Connecting learning and Identity development through a Transformative Activist Stance: application in adolescent development in a child welfare program. Human Development, n. 54, p. 313-338, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Sociais e Humanas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.