AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DE SAÚDE E A GESTÃO DE HOSPITAIS PÚBLICOS NO MATO GROSSO: CONTEXTO E IMPLICAÇÕES

Autores

  • Licemar Vieira Melo Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Cláudia Regina Paese Centro Universitário Cândido Rondon - UNIRONDON

Palavras-chave:

Estado, Participação, Saúde Pública, Organização Social

Resumo

Este artigo analisa uma inovação introduzida na gestão da saúde pública em Mato Grosso. Trata-se da administração de hospitais públicos estaduais por Organizações Sociais de Saúde, implantada a partir de 2011. É um modelo de administração pelo qual o Estado atribui a direção de hospitais públicos regionais a Organizações Sociais de Saúde, a partir da assinatura de contratos de gestão. Esta inovação acontece em um contexto de progressivo esgotamento das estratégias estatizantes, percebido a partir da década de 1980 e do surgimento de um novo discurso acerca da governança democrática, que passou a focalizar a descentralização das ações do Estado através da transparência, eficiência e qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Licemar Vieira Melo, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo - UPF/RS (1999) e Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos/RS (2004). Tem experiência na área de Comunicação Social (mídia impressa, televisão e assessoria de imprensa) e na docência no ensino superior. Concentra discussões em torno dos temas: Comunicação, Marketing, Introdução às Ciências Sociais, Sociologia e Ciência Política. Trabalha no Centro Universitário Cândido Rondon (UNIRONDON), em Cuiabá, como professora do curso de Administração e na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) como professora substituta no Departamento de Sociologia e Ciência Política.

 

 

Cláudia Regina Paese, Centro Universitário Cândido Rondon - UNIRONDON

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996) e mestrado em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Tem experiência na área de Educação e Ciências Sociais, e na docência  no ensino superior  com ênfase em Política Social. A área de interesse contempla estudos e análises de políticas sociais.É membro do Grupo de Estudos Político-Sociais – POLITIZA, do PPGPS/SER/UnB.

Downloads

Publicado

03-09-2013

Como Citar

Melo, L. V., & Paese, C. R. (2013). AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DE SAÚDE E A GESTÃO DE HOSPITAIS PÚBLICOS NO MATO GROSSO: CONTEXTO E IMPLICAÇÕES. Revista Sociais E Humanas, 26(2), 312–327. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/6079

Edição

Seção

Artigos Livres