POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:CAMINHOS PERCORRIDOS DESDE O IMPÉRIO ATÉ O GOVERNO LULA

Autores/as

  • Vanuza Bastos Rodrigues Faculdade Novos Horizontes

Palabras clave:

Administração pública, Políticas públicas, Políticas públicas educacionais

Resumen

A história da administração pública brasileira é marcada por muitas reformas administrativas, as quais tinham por objetivo colocar o país no mesmo patamar de outras nações, tornando-o mais competitivo no cenário econômico mundial. A educação, por muito tempo, não recebeu a importância merecida para a constituição de uma nação moderna e com perspectivas de crescimento futuro. A partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter histórico, buscou-se identificar as ações governamentais vinculadas à educação que continham em seu conteúdo políticas públicas que possibilitassem reduzir as desigualdades e avançar na participação do cidadão. Constatou-se que somente a partir do governo FHC e, mais significativamente, do governo Lula é que a sociedade adquiriu mais espaço para apresentar suas ideias e suas necessidades.

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Biografía del autor/a

Vanuza Bastos Rodrigues, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração, especialista em Novas Tecnologias da Comunicação, graduada em Biblioteconomia e documentação. Área de interesse: Estudos organizacionais e gestão de pessoas.

Publicado

2013-06-06

Cómo citar

Rodrigues, V. B. (2013). POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:CAMINHOS PERCORRIDOS DESDE O IMPÉRIO ATÉ O GOVERNO LULA. Revista Sociais E Humanas, 26(1), 09–24. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5467

Número

Sección

Artigos Livres