CONTROLE SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: PROBLEMAS COMUNS E ENFRENTAMENTOS CONTEMPORÂNEOS.

Autores/as

  • Saulo Cezar Guimarães Farias Universidade Estácio de Sá - RJ

Palabras clave:

Conselhos municipais de meio ambiente, Conselhos gestores, Educação, Políticas públicas.

Resumen

O presente artigo traz uma breve análise sobre a efetividade dos conselhos municipais de  educação e de  meio ambiente como agentes de participação social na esfera política e sua funcionalidade nas decisões e deliberações nas políticas públicas municipais partindo de uma discussão teórica sobre a necessidade de um real aprofundamento da democracia na sociedade como forma de se atender as demandas socioambientais, apontando as estruturas conselhistas, sob a perspectiva dos conselhos municipais educação e de meio ambiente, como instrumentos viáveis de se implementar uma democracia mais participativa e verdadeira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Saulo Cezar Guimarães Farias, Universidade Estácio de Sá - RJ

Mestre em Educação e Cultura Contemporânea (UNESA), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (UFF), graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e cursando Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ). Atualmente é professor-tutor do curso de especialização em Gestão Pública Municipal (PNAP-Unirio) nas disciplinas Políticas Públicas, Gestão Democrática e Participativa, Gestão de Redes Públicas e Orientação de TCC, também professor de Geografia do Colégio Estadual Aurelino Leal em Niterói - RJ, do Centro Educacional Adventista do Rio de Janeiro, atuando principalmente nas seguintes áreas: Geografia, Meio Ambiente, Novas Tecnologias de Ensino e Educação.

Publicado

2013-06-06

Cómo citar

Farias, S. C. G. (2013). CONTROLE SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: PROBLEMAS COMUNS E ENFRENTAMENTOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Sociais E Humanas, 26(1), 43–52. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5442

Número

Sección

Artigos Livres