Conflito ou encontro de gerações? O perfil de gestão e o trabalho em equipe entre as gerações baby boomer, X e Y

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175841753

Palabras clave:

Geração Y, Geração X, Baby Boomer, Perfil de gestão, Trabalho em equipe

Resumen

O artigo tem como objetivo compreender as principais diferenças e semelhanças do perfil de gestão entre os gestores da geração baby boomer, da geração X e da geração Y, e os desafios para o trabalho em equipe em uma organização militar do Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com militares graduados do Exército Brasileiro que desempenham função de gestão e que pertencem às gerações supracitadas. Como técnicas de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e grupo de discussão. Como resultado, destaca-se que os gestores da geração Y apresentam um perfil de gestão voltado para a liderança participativa, enquanto as demais gerações concentram seu foco na hierarquia e disciplina. Outro fator que merece destaque é a preferência que todos os militares entrevistados dão para o trabalho em equipe, independente da geração a qual pertencem, fato que pode ser justificado pela natureza do trabalho militar, que estimula o trabalho em equipe desde a formação básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Katiuscia Schiemer Vargas, Universidad Federal do Pampa

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, campus SantAna do Livramento/RS. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria e Graduada em Administração pela Universidade de Cruz Alta. Tem experiência docente em Administração Geral, especialmente, em Teoria Geral da Administração, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Gestão de Processos. Como foco de atuação, estudo e pesquisa, tem os seguintes temas: Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Cultura Organizacional, Cultura de Devoção e Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais. Líder do Grupo de Estudos sobre Trabalho, Organizações e Pessoas - GESTA, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

José Pedro Echevarria Lopes, Universidad Federal do Pampa

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. A. Gestão de competências e gestão de desempenho. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 8-15, jan./mar. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/C3ZbzVBfq8LLhpSppQ4BYbH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2019

COMAZZETTO, L. R. et al. A geração Y no mercado de trabalho: um estudo comparativo entre gerações. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 36, n. 1, p. 145-157, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/sMTpRhKxjvNjr7wQV9wFksH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 de maio de 2019

CONGER, J. Quem é a geração X? HSM Management, n.11, p. 128-138, nov./dez. 1998.

DOMENICO, J. D. Gestão de pessoas como diferencial competitivo das organizações. Santa Catarina: UNOESC, 2014.

DURAND, T. Forms of incompetence. In: Internacional Conference on Competence-Based Management, 4., 1998, Oslo. Proceedings. Oslo: Norwegian School of Management, 1998.

HAWLEY, C. Managing the older employee: overcome the generation gap the most out of your workplace. Avon, MA: Adams Business, 2009. KATZ, R. L. Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, Boston, v. 52, n. 5, p. 90-102, 1974.

LANCASTER, L. C.; STILLMAN, D. O Y da questão: como a geração Y está transformando o mercado de trabalho. São Paulo: Saraiva, 2011.

LIPKIN, N. A.; PERRYMORE, A. J. A geração Y no trabalho: como lidar com a força de trabalho que influenciará definitivamente a cultura de sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

MALAFAIA, G. S. Gestão estratégica de pessoas em ambientes multigeracionais. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 7. ed, Rio de Janeiro e Niterói, 2011.

MALDONADO, M. T. A geração Y no trabalho: um desafio para os gestores. Psicologias do Brasil, [S. l.], 2005. Colaboradores. Disponível em: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/a--geracao-y-no-trabalho-um-desafio-para-os-gestores/. Acesso em: 15 out. 2019.

OLIVEIRA, S. Geração Y: era das conexões, tempo de relacionamentos. São Paulo: Clube de Autores, 2009.

OLIVEIRA, S. Geração Y: o surgimento de uma nova versão de líderes. São Paulo: Integrare, 2010.

OLIVEIRA, S. Jovens para sempre: como entender os conflitos de gerações. São Paulo: Integrare, 2012.

OLIVEIRA, S. Gerações: encontros, desencontros e novas perspectivas. São Paulo: Integrare, 2016.

POLLAK, L. Becoming the boss: new rules for the next generation of leaders. New York: Harper Collins, 2014.

REIS, T. D. Os sentidos do trabalho para engenheiros de diferentes gerações. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro Universitário Una, Belo Horizonte, MG, 2014.

RABAGLIO, M. O. Seleção por competências. 2. ed. São Paulo: Educator, 2001.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SANTOS, C. F. et al. O processo evolutivo entre as gerações X, Y e baby boomers. In: XIV SEMEAD - Seminários em Administração, 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FEA-USP, 2011.

Publicado

2023-10-11

Cómo citar

Vargas, K. S., & Lopes, J. P. E. (2023). Conflito ou encontro de gerações? O perfil de gestão e o trabalho em equipe entre as gerações baby boomer, X e Y. Revista Sociais E Humanas, 36, e41753. https://doi.org/10.5902/2317175841753

Número

Sección

Artigos Livres