Métodos de seleção de projetos com multicritério e <i>balanced scorecard</i>: uma análise dos métodos propostos na literatura e suas estratégias de validação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175839354

Palabras clave:

Portfólio de projetos, Métodos de seleção de projetos, Estratégias de validação para métodos de seleção de projetos, Multicritério, Balanced scorecard

Resumen

Este artigo apresenta uma revisão de literatura envolvendo as estratégias de validação utilizadas em trabalhos científicos que propõem métodos de seleção de portfólios de projetos baseados no balanced scorecard e modelos multicritério. A revisão de literatura contempla uma pesquisa em periódicos internacionais de alta relevância, que levou em consideração 21 artigos publicados entre 2000 e 2011 e outros 76 artigos publicados entre 2013 e 2017. Desse total, foram selecionados doze artigos para análise em profundidade. Dentre esses, apenas dois relataram o uso de um mecanismo formal de consulta às partes interessadas como parte do procedimento de validação do método que estavam propondo. Ambos os mecanismos de validação utilizados possuem ressalvas relevantes. O trabalho discute esta situação e indica alternativas que podem vir a ser desenvolvidas. A utilização, na prática, de métodos propostos na literatura científica é um dos problemas em debate na comunidade científica e a identificação, desenvolvimento e uso de modelos de avaliação pode ser uma alternativa para melhorar esse aspecto no que diz respeito aos métodos de seleção de portfólio de projetos propostos pela academia

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Biografía del autor/a

Fernando Pires Barbosa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Formado em Ciência da Computação, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, mestrado em informática na área de Cloud Computing e Doutorado em Administração em andamento.

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Publicado

2020-02-18

Cómo citar

Barbosa, F. P. (2020). Métodos de seleção de projetos com multicritério e <i>balanced scorecard</i>: uma análise dos métodos propostos na literatura e suas estratégias de validação. Revista Sociais E Humanas, 32(3). https://doi.org/10.5902/2317175839354