A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175829004

Palabras clave:

Direitos humanos, Fascismo, Universidade, Compromisso social

Resumen

Este artigo busca apresentar fundamentos teóricos acerca da importância atribuída à Educação em Direitos Humanos (EDH) à luz das ondas conservadoras e fascistas que permeiam a democracia moderna. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica da literatura científica sobre a temática dos direitos humanos fundamentais e da “nova onda fascista”, bem como da análise de documentos oficiais do Governo Federal que tratam especificamente sobre a EDH, buscando compreender como o ensino superior, mais precisamente a universidade pública, se insere dentro desta temática. Visualiza-se que, apesar desta prática educativa constituir-se enquanto alternativa local para o enfrentamento do “novo fascismo”, a incorporação desta deve ser fomentada com vistas à uma transformação cultural pautada nos princípios relativos aos direitos humanos fundamentais. É claro que, para que sua incorporação seja concretizada, é necessário considerar alguns desafios, os quais são apresentados no decorrer deste artigo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thais Aparecida Dibbern, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Evandro Coggo Cristofoletti, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publicado

2017-12-30

Cómo citar

Dibbern, T. A., & Cristofoletti, E. C. (2017). A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”. Revista Sociais E Humanas, 30(3). https://doi.org/10.5902/2317175829004