DOENÇA MENTAL E CONTROLE SOCIAL: RELEITURA A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT

Autores/as

  • José Manuel de Sacadura Rocha Instituto Presbiteriano Mackenzie - SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175825953

Palabras clave:

Controle, Antipsiquiatria, Pós-estruturalismo, Biopolítica, Foucault

Resumen

Este artigo foca o Controle Social por meio da denominada Doença Mental a partir primordialmente do pensamento de Michel Foucault. Explora a tradição antipsiquiátrica e da psicologia social de diversos autores do ponto de vista da Cultura nas sociedades industriais mercantis. Defende-se a ideia que o “relacionamento médico com a “forma psíquica” e seu tratamento estão na “conformação” que existe entre a economia política e as formas derivadas como o político” e sua manifestação pelo “poder”. Conclui-se que os sujeitos quando considerados doentios, quando tratados como perigosos, se inserem como agentes de mecanismos que visam ao controle biopolítico de suas energias psíquicas, estabelecendo um estilo de vida que vai além das relações de produção e consumo, mas vai por elas.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Manuel de Sacadura Rocha, Instituto Presbiteriano Mackenzie - SP

* Possui bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela PUC/SP. É mestre em Administração de Serviços (IberoAmericana). Especialista em Meios Compositivos de Conflitos (ADR) - Mediação, Conciliação e Negociação (AASP). Especialista em Sistemas de Informação (Mauá de Tecnologia). Especialista em Marketing (ESPM). Pós-Graduado em Criminologia (ESMP). Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie). ** É Professor Universitário de Direito, Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Informação e Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: Filosofia, Sociologia, Antropologia e Ética. ** Também em Qualidade, Engenharia de SW, Sistemas de Gestão e Tecnologias de Informação, Produtividade e Sustentabilidade Organizacional. *** Autor dos livros: "Fundamentos de Filosofia do Direito" (5ª ed), "Sociologia Geral e Jurídica" (4ª ed.), "Antropologia Jurídica Geral e do Brasi"l (4ª ed.), "História do Direito - Antiguidade: Oriente, Grécia, Roma e Ibéricos", "Michel Foucault e o Direito" e "Ética Jurídica".

Publicado

2017-06-27

Cómo citar

Rocha, J. M. de S. (2017). DOENÇA MENTAL E CONTROLE SOCIAL: RELEITURA A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT. Revista Sociais E Humanas, 30(1). https://doi.org/10.5902/2317175825953

Número

Sección

Dossiê Temático