AUTONOMIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RESIDENTES EM UBERLÂNDIA: UMA APLICAÇÃO DO MODELO GRADE OF MEMBERSHIP

Autores/as

  • Francismara Fernandes Guerra
  • Luiz Bertolucci Doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional CEDEPLAR da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Atualmente é servidor da UFU, ocupando o cargo de Diretor de Provimento, Acompanhamento e Administração de Carreiras. Pertence ao quadro de pesquisadores do Centro de Pesquisas Econômico-Sociais - CEPES do Instituto de Economia.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175822848

Palabras clave:

Deficiência, Autonomia, GoM

Resumen

Propõe-se neste trabalho estabelecer um escore de autonomia de pessoas com deficiência residentes em Uberlândia, Minas Gerais, acompanhados em 2004 e 2008, afim de verificar se nesse período houve um ganho de autonomia dos mesmos. A avaliação utilizou um conjunto de variáveis selecionadas a partir dos dados dos Levantamentos de Informações Econômico-Sociais da População com Deficiência no Município de Uberlândia, Minas Gerais. E para determinar o escore da autonomia, utilizou-se o Grade of Membership. Observou-se que o ritmo de ganho de autonomia dessa população é lento e que não houve uma melhoria generalizada da autonomia da população com deficiência, nesse período. Acredita-se que esse resultado possa também estar relacionado com o curto prazo de quatro anos de acompanhamento, insuficiente para se promover o aumento da autonomia das pessoas com deficiência; ou ainda que as políticas sociais empreendidas nesse sentido não foram corretamente focalizadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francismara Fernandes Guerra

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/2006), Mestra (2010) e Doutora (2014) em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – CEDEPLAR da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutora na área de Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/2015).

Publicado

2017-02-10

Cómo citar

Guerra, F. F., & Bertolucci, L. (2017). AUTONOMIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RESIDENTES EM UBERLÂNDIA: UMA APLICAÇÃO DO MODELO GRADE OF MEMBERSHIP. Revista Sociais E Humanas, 29(3). https://doi.org/10.5902/2317175822848

Número

Sección

Artigos Livres