A INFLUÊNCIA DE ATRIBUTOS DE GESTÃO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL NA SATISFAÇÃO E NO COMPORTAMENTO DO DOADOR DE SANGUE

Autores/as

  • Adriana Gonçalves Menezes Faculdade Novos Horizontes
  • Caissa Veloso e Sousa Faculdade Novos Horizontes
  • Fernanda Fantini Pereira Fundação Hemominas
  • Kelly Nogueira Guerra Fundação Hemominas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175818186

Palabras clave:

Administração pública, Gestão da qualidade, Comportamento do consumidor, Marketing social, Doador de sangue

Resumen

A Administração Pública Brasileira vem agregando ao seu modelo de gestão burocrático princípios e técnicas gerenciais, buscando ampliar e qualificar o atendimento às demandas sociais. A Fundação Hemominas, objeto deste estudo, é uma organização de saúde pública, que tem por finalidade estabelecer diretrizes para as políticas estaduais relativas à hematologia e hemoterapia, garantindo à população a oferta de sangue e hemocomponentes de qualidade. Este artigo se propôs a investigar quais os aspectos do Sistema de Gestão da Qualidade, da Teoria do Comportamento do Consumidor e do Marketing Social podem contribuir para que uma organização pública que presta serviços hemoterápicos e hematológicos cumpra o que determina a Administração Pública Gerencial. O estudo foi feito com base na metodologia de pesquisa qualitativa e descritiva, por meio de estudo de caso, observação participante e pesquisa documental. O propósito do estudo foi alcançado, na medida em que se identificaram no caso estudado fatores que indicam o impacto potencial dos atributos da qualidade e dos princípios da Teoria do Comportamento do Consumidor e do Marketing Social na adesão à doação de sangue por doadores regulares e potenciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Gonçalves Menezes, Faculdade Novos Horizontes

Administradora, Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes.

Caissa Veloso e Sousa, Faculdade Novos Horizontes

Economista, mestre e doutora em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/CEPEAD.

Professora do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas da Faculdade Novos Horizontes.

Fernanda Fantini Pereira, Fundação Hemominas

Engenheira e Especialista em Gestão da Qualidade pelo CEFET-MG

Kelly Nogueira Guerra, Fundação Hemominas

Administradora, Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP).

Publicado

2016-03-21

Cómo citar

Menezes, A. G., Sousa, C. V. e, Pereira, F. F., & Guerra, K. N. (2016). A INFLUÊNCIA DE ATRIBUTOS DE GESTÃO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL NA SATISFAÇÃO E NO COMPORTAMENTO DO DOADOR DE SANGUE. Revista Sociais E Humanas, 28(2), 109–124. https://doi.org/10.5902/2317175818186

Número

Sección

Artigos Livres

Artículos más leídos del mismo autor/a