"PARA BRITÂNICO LAMENTAR”? AS RELAÇÕES ENTRE BRASIL E INGLATERRA E A LEI DE 1831

Autores/as

  • João Daniel Antunes Cardoso do Lago Carvalho Universidade Salgado de Oliveira

Palabras clave:

Brasil, Inglaterra, tráfico de escravos, lei de 1831

Resumen

As relações diplomáticas entre o Brasil e a Inglaterra foram marcadas por muitas tensões, principalmente na questão do tráfico de escravos. Entre 1822 e 1850, a diplomacia britânica tentou de todas as maneiras pôr fim ao comércio de escravos africanos para o Brasil. Durante os anos de 1826 e 1837, parecia que a vontade do governo britânico iria prevalecer, notadamente após a promulgação da lei de 7 de novembro de 1831, primeira norma anti-tráfico imperial. Contudo, acontecimentos posteriores dentro da política brasileira, como a ascensão dos conservadores ao poder, fizeram com que a lei de 1831 perdesse sua força, passando para a posteridade como “para inglês ver”. Contudo, pensar na lei de 1831 dessa forma pode ser simplista demais. Nesse sentido, este trabalho abordará a lei de 1831 e como sua criação pode ser inserida no contexto maior das relações diplomáticas entre Brasil e Inglaterra e da queda da preeminência inglesa sobre o governo brasileiro, apontando os motivos pelos quais ela não pode ser entendida como sendo algo “para inglês ver”, e, sim, “para britânico lamentar”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Daniel Antunes Cardoso do Lago Carvalho, Universidade Salgado de Oliveira

Mestre em História do Brasil pela Universidade Salgado de Oliveira e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá.

Publicado

2015-03-15

Cómo citar

Carvalho, J. D. A. C. do L. (2015). "PARA BRITÂNICO LAMENTAR”? AS RELAÇÕES ENTRE BRASIL E INGLATERRA E A LEI DE 1831. Revista Sociais E Humanas, 27(3), 09–17. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/14492

Número

Sección

Artigos Livres