O Modelo de Consumo de Massa na Imprensa Brasileira dos Anos 1970: o Caso Rainha

Autores/as

  • Aline Roes Dalmolin

Palabras clave:

Imprensa, Indústrias culturais, Consumo de massa

Resumen

A subordinação da cultura e dos meios de comunicação à lógica de consumo se consolidou no Brasil na década de 70. Vários fatores indicam que é neste momento que se dá o ingresso efetivo da comunicação de massa brasileira no modelo de Indústria Cultural, impulsionada por um amplo desenvolvimento na infra-estrutura do campo midiático, pela formação de um mercado consumidor e pelo contexto social da época. Em relação à imprensa, o fenômeno se verifica tanto nos grandes conglomerados de comunicação quanto em veículos regionais ou locais. Este é o caso de Rainha, revista católica do interior do Estado do Rio Grande do Sul, que sofre profunda reforma no período, refletindo a estruturação observada em escala maior. Nosso objetivo é descrever a estruturação do modelo de consumo de massa na mídia brasileira, exemplificado através da reforma em Rainha. O intuito desse trabalho é explicar, analisando capas de edições dos anos 70, como a revista transita do modelo católico-evangelizador para de cultura de massa.

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Cómo citar

Dalmolin, A. R. (2010). O Modelo de Consumo de Massa na Imprensa Brasileira dos Anos 1970: o Caso Rainha. Revista Sociais E Humanas, 18(2), 83–92. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1399

Número

Sección

Artigos Livres