ESTRATÉGIAS SEMIOLÓGICAS DO DISCURSO PÓS-FUSÃO ORGANIZACIONAL: O CASO ITAÚ E UNIBANCO

Autores/as

  • Patrícia Milano Pérsigo UFSM
  • Maria Ivete Trevisan Fossá UFSM

Palabras clave:

Fusão organizacional, análise semiológica, comunicação organizacional

Resumen

Este artigo estuda as estratégias semiológicas utilizadas no discurso de organizações pós processo de fusão. A atualidade é moldada cada vez mais por transformações frequentes seja no cenário político, econômico, cultural ou social. Nesse contexto, as organizações adotam diversificadas estratégias a fim de conquistar e manter seu espaço em um mercado onde a competitividade é um imperativo constante. Neste artigo abordamos a fusão organizacional, a qual uniu duas empresas do setor bancário brasileiro: Itaú e Unibanco. Frente a esta mudança organizacional entendemos que a comunicação apresenta-se estratégica, uma vez que busca articular os discursos destas corporações, estabelecer relacionamentos e ainda esclarecer o processo ocorrido para com os vários públicos envolvidos. Através da análise semiológica de um encarte veiculado no Jornal Zero Hora do dia 3 de março de 2009 constatou-se que a presença do Itaú se sobrepõe à do Unibanco apresentando-se desde as cores, os personagens e os dados numéricos utilizados. Assim, fica evidente a importância do discurso organizacional, principalmente após processos de fusão, já que este encerra em si um potencial estratégico de produção de sentidos além de seu conteúdo expresso. 

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Biografía del autor/a

Patrícia Milano Pérsigo, UFSM

Mestranda em Comunicação Midiática no PPGCOM/UFSM, especialista em Marketing e Recursos Humanos pela FAMES e graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela UFSM.

Maria Ivete Trevisan Fossá, UFSM

Profª dos Programas de Pós Graduação em Comunicação e em Administração da UFSM. Doutora em Administração pela UFRGS e Mestre em Comunicação pela UMESP.

Publicado

2010-10-13

Cómo citar

Pérsigo, P. M., & Trevisan Fossá, M. I. (2010). ESTRATÉGIAS SEMIOLÓGICAS DO DISCURSO PÓS-FUSÃO ORGANIZACIONAL: O CASO ITAÚ E UNIBANCO. Revista Sociais E Humanas, 23(1), 105–115. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1305

Número

Sección

Artigos Livres