“CAMINHANDO SOBRE O FIO DA NAVALHA”: UM ESTUDO SOBRE A ANTÍPODA VIOLÊNCIA X NÃO-VIOLÊNCIA E SEUS ENTRELAÇAMENTOS COM OS CONCEITOS DE AUTORITARISMO E AUTORIDADE A PARTIR DE FALAS DOCENTES

Autores

  • Claudia Regina Costa Pacheco
  • Jorge Luiz da Cunha

Palavras-chave:

Violência, Educação-Cultura- Política, História Oral

Resumo

Este trabalho apresenta os estudos sobre a antípoda
Violência x Não-Violência e suas relações com os conceitos
de autoritarismo e autoridade a partir de falas de professores.
Tendo como objetivo principal compreender os
conceitos a partir das representações docentes, realizouse
uma pesquisa bibliográfica, aliada a metodologia da
História Oral. Foram entrevistados professores de escolas
públicas e particulares na cidade de Santa Maria-RS-Brasil.
Violência x Não-Violência constituiu-se numa
antinomia a ser pensada na busca de uma Cultura de Paz.
Fez-se necessário compreender o caráter polissêmico da
violência e da autoridade discutindo a conflituosidade na
escola. Buscou-se (re)pensar a autoridade do professor
diante da complexidade do campo educacional a partir da
competência e da generosidade docente. Tantas reflexões
levaram a (in)conclusão de que não há caminho apenas
trilhas sobre o mar. Os autores dessas “histórias” da educação
precisam aventurar-se nesse “caminhar sobre o fio
da navalha” buscando alternativas possíveis para uma formação
humana mais humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Regina Costa Pacheco

Mestranda em Educação - Universidade Federal de Santa Maria
- UFSM.

Jorge Luiz da Cunha

Orientador Prof. Dr. Phil do Depart. da Educação - UFSM

Downloads

Como Citar

Pacheco, C. R. C., & Cunha, J. L. da. (2009). “CAMINHANDO SOBRE O FIO DA NAVALHA”: UM ESTUDO SOBRE A ANTÍPODA VIOLÊNCIA X NÃO-VIOLÊNCIA E SEUS ENTRELAÇAMENTOS COM OS CONCEITOS DE AUTORITARISMO E AUTORIDADE A PARTIR DE FALAS DOCENTES. Revista Sociais E Humanas, 20(1), 85–98. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/909

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)