PLANOS, PROJETOS E PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AGORA É A VEZ DO PRONATEC

Authors

  • Remi Castioni Faculdade de Educação Universidade de Brasilia - UnB

Keywords:

educação profissional, qualificação profissional, educação, trabalho, PRONATEC

Abstract

O objetivo do texto é o de problematizar a proliferação de ações voltadas para a educação profissional e com frágil coordenação no âmbito do governo federal. Apresenta-se um panorama nos últimos 15 anos quando o tema da educação profissional passou a dominar a agenda governamental, particularmente nos Ministérios da Educação e do Trabalho, mas também com participação de outros ministérios como o da Ciência e Tecnologia e da Secretaria Nacional da Juventude. Não menos expressiva também foi a participação das Centrais Sindicais nesse processo e de iniciativas no âmbito do Congresso Nacional. Conclui-se que a proliferação de ações sem uma melhor coordenação tende a gerar cada vez mais iniciativas e não atingir os verdadeiros beneficiários, os trabalhadores brasileiros.

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Author Biography

Remi Castioni, Faculdade de Educação Universidade de Brasilia - UnB

Professor-pesquisador da área de educação profissional e tecnológica com destaque para a construção de itinerários formativos voltados para a articulação entre a educação e o Mundo do Trabalho. Sua atuação busca problematizar as contribuições da educação para o desenvolvimento regional-territorial e, particularmente, para a inovação e a gestão do conhecimento no âmbito dos territórios e das organizações. Desenvolvendo atualmente projeto de pesquisa apoiado pelo Ministério do Trabalho e Emprego sobre a gestão das políticas de emprego, trabalho e renda. É pesquisador associado ao DATAUnB – Centro de Pesquisas de Opinião Pública. Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia.

Published

2013-06-06

How to Cite

Castioni, R. (2013). PLANOS, PROJETOS E PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AGORA É A VEZ DO PRONATEC. Revista Sociais E Humanas, 26(1), 25–42. Retrieved from https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5921

Issue

Section

Artigos Livres