“MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE

Autores

  • Ana Luiza Nunes Abreu Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sandra Maria da Mata Azerêdo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sara de Souza Campos Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Mulher, Publicidade, Gênero, Identidade, Bombril

Resumo

O presente artigo busca fazer uma análise da campanha publicitária da Bombril, lançada em março de 2011, pensando, não em seus aspectos técnicos específicos ao campo da publicidade e propaganda, mas no discurso que ela veicula. Entendendo a publicidade como importante ferramenta das ideologias capitalistas, mas também como formadora de sujeitos e valores, buscamos discutir a constituição das mulheres na sociedade contemporânea pensando na forma como essa ferramenta de comunicação contribui para essa constituição. O trabalho sustenta-se nas teorizações de gênero e identidade, tendo como principais referências as produções de Judith Butler, Joan Scott, Laura Corrêa, Antônio Ciampa e Tomaz Tadeu da Silva.

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Biografia do Autor

Ana Luiza Nunes Abreu, Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (MG), Brasil. Bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG) na área de psicologia social, com orientação da professora Sandra Azerêdo.

Sandra Maria da Mata Azerêdo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Psicologia Social. Professora titular do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (MG), Brasil.

Sara de Souza Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (MG), Brasil. Integrante da equipe de pesquisa orientada pela professora Sandra Azerêdo, na área de psicologia social.

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Publicado

12-02-2012

Como Citar

Abreu, A. L. N., Azerêdo, S. M. da M., & Campos, S. de S. (2012). “MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE. Revista Sociais E Humanas, 24(2), 192–197. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2876

Edição

Seção

Artigos Livres