ESTADOS COM FRONTEIRAS: UM ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO DE ESTADOS EUROPEUS

Autores

  • Damaris de Oliveira Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175824987

Palavras-chave:

Estados Nacionais Europeus, Fronteiras, Identidades nacionais, Comunidade européia imaginada, Pluriculturalismo.

Resumo

Este trabalho busca problematizar as concepções de estados europeus e suas fronteiras como um produto historicamente construído, bem como observar as implicações que podem surgir a partir da consolidação de tais concepções. Para tanto, são empregadas proposições de autores como Hobsbawn, Man, Barth e Montero, com o intuito de discorrer sobre a ideia de identidade nacional e identidade étnica, noções que podem fomentar barreiras à mobilidade populacional dentro de determinado território, assim como xenofobia e aversão ao “outro”, especificamente dentro do contexto europeu. Com base em um estudo de natureza qualitativa e descritiva realizado a partir da revisão bibliográfica, discute-se, também, o pluriculturalismo, problematizando a noção de “construção social” sobre o Estado e as identidades nacionais ou sociais. Verificou-se, assim, que sentimentos de não aceitação ao outro podem ser fatos recorrentes no mundo moderno, de modo que uma possibilidade para refletir acerca dessa problemática seria o entendimento de que a comunidade europeia é uma construção imaginada e de que, por meio da inserção do pluriculturalismo, é possível criar projetos e ações para a inserção cada vez maior dos considerados diferentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damaris de Oliveira Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente mestranda do curso de Ciências Sociais e bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

27-06-2017

Como Citar

Santos, D. de O. (2017). ESTADOS COM FRONTEIRAS: UM ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO DE ESTADOS EUROPEUS. Revista Sociais E Humanas, 30(1). https://doi.org/10.5902/2317175824987

Edição

Seção

Iniciação Científica e Relatos de Pesquisa