APORTES TEÓRICOS PARA PENSAR A FEIRA ENQUANTO FORMA SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175820951Keywords:
Feira, Forma, Socialidade, Estética, InteraçãoAbstract
Este artigo propõe uma abordagem da feira enquanto “forma social”. Entendemos forma a partir de uma perspectiva simmeliana, como o resultado de um processo que se constrói, ininterruptamente, através das relações que se estabelecem entre os mais diversos objetos e conteúdos e que assim se dá a ver. Forma social, a partir desta perspectiva, pode ser compreendida como a socialidade. A forma social é gerada a partir de um sentimento partilhado, de um sentir-junto, experiências comuns, sensações, emoções, da vida de toda ordem, que ganha sentido quando vivida e experenciada. Entendemos que o sentir-junto, ao conformar formas sociais, produz uma estética inerentes àquela socialidade. Nosso objetivo é perceber e colocar em evidência as valorações estéticas geradas através da socialidade conformadora da Feira do Guamá, em Belém, evidenciando os elementos que conformam essa forma-social, ou forma-feira, e caracterizam sua estética.