Chegando atrasado na aula: estratégias de preservação de face no ambiente universitário em uma perspectiva goffmaniana
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175885453Palavras-chave:
Interação, Comunicação, Ensino Superior, Atraso, GoffmanResumo
Este estudo delineia algumas estratégias do que Goffman (2010) denomina “preservação de face” no ato de entrar atrasado em uma aula, verificando as formas de interação utilizadas pelos indivíduos para diminuir o desconforto dessa situação. A partir da observação assistemática, mas contínua, de salas de aula em cursos de comunicação e artes, nota-se a utilização de ao menos três estratégias de interação: (1) preservação máxima de face, tentando passar despercebido e contando com a “desatenção polida” de docentes e discentes; (2) interação mínima com o docente, reconhecendo o atraso assumindo o foco de atenção; (3) auto-tematização da situação, com a tentativa de mudar a definição da situação. Esses aspectos são discutidos a partir dos conceitos de comunicação e ordem de interação de Goffman.
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