Chegando atrasado na aula: estratégias de preservação de face no ambiente universitário em uma perspectiva goffmaniana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175885453

Palavras-chave:

Interação, Comunicação, Ensino Superior, Atraso, Goffman

Resumo

Este estudo delineia algumas estratégias do que Goffman (2010) denomina “preservação de face” no ato de entrar atrasado em uma aula, verificando as formas de interação utilizadas pelos indivíduos para diminuir o desconforto dessa situação. A partir da observação assistemática, mas contínua, de salas de aula em cursos de comunicação e artes, nota-se a utilização de ao menos três estratégias de interação: (1) preservação máxima de face, tentando passar despercebido e contando com a “desatenção polida” de docentes e discentes; (2) interação mínima com o docente, reconhecendo o atraso assumindo o foco de atenção; (3) auto-tematização da situação, com a tentativa de mudar a definição da situação. Esses aspectos são discutidos a partir dos conceitos de comunicação e ordem de interação de Goffman.

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Biografia do Autor

Luis Mauro Sa Martino, Faculdade Cásper Líbero

Jornalista e Professor na graduação e pós-graduação em Comunicação na Contemporaneidade da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, Inglaterra. Autor dos livros "Teoria da Comunicação" (Vozes, 2009) e "Comunicação & Identidade" (Paulus, 2010), entre outros.

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

Martino, L. M. S. (2025). Chegando atrasado na aula: estratégias de preservação de face no ambiente universitário em uma perspectiva goffmaniana. Revista Sociais E Humanas, 38, e85453. https://doi.org/10.5902/2317175885453

Edição

Seção

Artigos Livres