A entrevista na pesquisa em comunicação: reflexões metodológicas sobre duas experiências práticas

Autores

  • Luis Mauro Sa Martino Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0002-5099-1741
  • Alessandra Goulart Lopes Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP
  • Vanessa Rodrigues Puerta Souza Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175838788

Palavras-chave:

Entrevista, Metodologia, Pesquisa em comunicação Comunicação Organizacional.

Resumo

Este artigo discute os aspectos metodológicos de duas experiências de pesquisa que utilizaram, como técnica de obtenção de dados, a entrevista em profundidade. A partir da análise dessas situações de entrevista, confrontado com pesquisa bibliográfica, destacam-se três aspectos dessa prática metodológica relacionados à tomada de decisão no momento de realização das entrevistas, entendidos como (1) a escolha dos entrevistados e as condições iniciais da entrevista; (2) o momento da entrevista como encontro intersubjetivo e (3) o problema da validade dos dados obtidos nesse tipo de interação. Esses elementos são discutidos contra o pano de fundo de outras questões epistemológicas ligadas à pesquisa em Comunicação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sa Martino, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP

Jornalista e Professor na graduação e pós-graduação em Comunicação na Contemporaneidade da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, Inglaterra. Autor dos livros "Teoria da Comunicação" (Vozes, 2009) e "Comunicação & Identidade" (Paulus, 2010), entre outros.

Alessandra Goulart Lopes, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP

Mestranda em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero

Vanessa Rodrigues Puerta Souza, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP

Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero

Referências

FERRARA, L. D'A. A epistemologia de uma comunicação indecisa. Trabalho apresentado no 22o. Encontro da Compós. Anais… Salvador: UFBA junho 2013.

FERRARA, L. D’A. Olhar Periférico. São Paulo: Edusp, 1996.

FRANÇA, V. Paradigmas da Comunicação: Revisitando um texto. Palestra proferida no IV Seminário Teorias da Comunicação. Anais… Belo Horizonte: UFMG, 21 a 25 de setembro, 2014.

FRASER, M. T. D.; GONDIM, S. M. G. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia, no. 14, Vol. 28, 2004, pp. 139-152.

AUTORES. “Seu segundo cérebro”? Aplicativos de produtividade, disciplina pessoal e precarização do trabalho. Trabalho Apresentado no Comunicon 2018. Anais... São Paulo: ESPM, 9 a 11 de outubro de 2018.

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. São Paulo: Editora Vozes, 2014.

GOFFMAN, E. Comportamentos em lugares públicos: notas sobre a organização social dos ajuntamentos. Tradução Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2010.

GOLDEMBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

HOLSTEIN, J. A.; GUBRIUM, J. F. The active interview. Londres: Sage, 1995.

JENSEN, R.; CHRISTY, K. Interview and Focus Group Research: A Content Analysis of Scholarship Published in Ranked Journals. Communication Methods and Measures, no. 7, vol. 1, 2013, pp. 126–133.

KAUFMANN, J-C. L’Entretien Compréhensif. Paris: Nathan, 1996.

KIRK, J.; MILLER, M. L. Reliability and validity in qualitative research. Londres: Sage, 1986.

LAZARSFELD, P. The use of detailed interview in marketing research. Journal of Marketing Research, no. 1, vol. 2, Julho de 1937.

LAZARSFELD, P. The use of detailed interview in marketing research. Journal of Marketing Research, no. 1, vol. 2, Julho de 1937.

LIMA, V. Repensando a(s) teoria(s) da comunicação. In: MELO, J. M. Teoria e pesquisa em comunicação. São Paulo: Intercom/Cortez, 1983.

MANZINI, E. J. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso. Maringá, v. 4, n. 2 , p. 149- 171, 2012.

MARCONDES FILHO, C. A Comunicação no sentido estrito e o Metáporo. Trabalho apresentado no 21o. Encontro da Compós. Anais… Juiz de Fora: UFJF, junho 2012.

MARIANO, A. F. C. A entrevista como tema de pesquisa no campo da comunicação. Famecos, v. 25, n. 2, p. 1-17, maio-ago. 2018, pp. 1-17.

MARQUES, Â. C. S. e MARTINO, L. M. S. “Não fale com estranhos”: Solidariedade e Comunicação. Porto Alegre: Revista Famecos v.24 n.2, 2017.

MARQUES, Â. C. S. e MARTINO, L. M. S. A afetividade do conhecimento na epistemologia: a subjetividade das escolhas na pesquisa em Comunicação. São Paulo: Revista Matrizes v.12 n.2, 2018.

MARQUES, A. C. S., MARTINO, L. M. “Não fale com estranhos”: solidariedade e comunicação entre identidade e alteridade. Revista Famecos. v. 24, n. 2. Porto Alegre: 2017.

MORÉ, C. L. O. O. A “entrevista em profundidade” ou “semiestruturada” no contexto da saúde. Investigação Qualitativa em Ciências Sociais - Atas do CIAIQ 2015, Vol. 3, pp.126-131.

POTTER, A. Managing productive academia/industry relations: the interview as research method. Media Practice and Education, 2018, VOL. 19, NO. 2, 159–172.

QUEIROZ, M. I. P. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.

reflexões. Textos Ceru, Série 2, no. 10, 2008, pp. 15-34.

RIZO, M., ROMEU, V. Cultura y comunicación intercultural. Aproximaciones conceptuales. E-Compós. V.6. (2006). Disponível em: https://doi.org/10.30962/ec.v6i0.85. Acesso em novembro de 2018.

SANTAELLA, L. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001.

SCHEIN, E. Organizational culture and leadership. São Francisco, EUA: Editora Jossey-Bass, 2004.

SLEMBROUKE, S. Reflexivity and the research interview. Critical Discourse Studies. Vol. 1, No. 1 April 2004, pp. 91–112.

SZYMANSKI, H. A entrevista na educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.

TEDESCO, S. H.; SADE, C.; CALIMAN, L. V. A entrevista na pesquisa cartográfica: a experiência do dizer. Fractal, no. 2, vol. 25, Maio-Agosto 2013, pp. 299-322.

WILLIAMS, R. Keywords. Londres: Fontana, 2003.

Downloads

Publicado

18-02-2020

Como Citar

Martino, L. M. S., Lopes, A. G., & Souza, V. R. P. (2020). A entrevista na pesquisa em comunicação: reflexões metodológicas sobre duas experiências práticas. Revista Sociais E Humanas, 32(3). https://doi.org/10.5902/2317175838788