O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Maristela Eckhardt
  • Antônio Carlos Freitas Vale de Lemos

Palavras-chave:

Tecnologia da informação e comunicação, Biblioteca universitária, Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O artigo aborda a questão das mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas nas rotinas dos serviços oferecidos pela Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o nível de conhecimento dos seus servidores em relação a elas. Para tanto, investigou-se o surgimento das tecnologias da informação e comunicação (TICs), o cenário brasileiro e local, as Instituições Federais no Brasil e as bibliotecas universitárias e apresenta-se um histórico da UFSM e da BC com os serviços que ela oferece. Objetivando verificar o conhecimento dos servidores sobre a tecnologia utilizada, sua satisfação na realização do serviço e a necessidade de treinamento, aplicou-se um questionário a todos os servidores da BC. Constatou-se a necessidade de investir na aprendizagem por meio de uma educação continuada para atingir maior nível de satisfação entre os servidores.

Downloads

Biografia do Autor

Maristela Eckhardt

Especialista em Administração e Gestão Pública - UFSM/RS - Servidora Técnico- Administrativa, Bibliotecária da Biblioteca Central/UFSM

 

Antônio Carlos Freitas Vale de Lemos

Orientador, Mestre em Administração/UFSC - Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas/UFSM

Downloads

Como Citar

Eckhardt, M., & Lemos, A. C. F. V. de. (2009). O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Revista Sociais E Humanas, 20, 295–312. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/847