O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Maristela Eckhardt
  • Antônio Carlos Freitas Vale de Lemos

Palavras-chave:

Tecnologia da informação e comunicação, Biblioteca universitária, Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O artigo aborda a questão das mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas nas rotinas dos serviços oferecidos pela Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o nível de conhecimento dos seus servidores em relação a elas. Para tanto, investigou-se o surgimento das tecnologias da informação e comunicação (TICs), o cenário brasileiro e local, as Instituições Federais no Brasil e as bibliotecas universitárias e apresenta-se um histórico da UFSM e da BC com os serviços que ela oferece. Objetivando verificar o conhecimento dos servidores sobre a tecnologia utilizada, sua satisfação na realização do serviço e a necessidade de treinamento, aplicou-se um questionário a todos os servidores da BC. Constatou-se a necessidade de investir na aprendizagem por meio de uma educação continuada para atingir maior nível de satisfação entre os servidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Eckhardt

Especialista em Administração e Gestão Pública - UFSM/RS - Servidora Técnico- Administrativa, Bibliotecária da Biblioteca Central/UFSM

 

Antônio Carlos Freitas Vale de Lemos

Orientador, Mestre em Administração/UFSC - Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas/UFSM

Downloads

Como Citar

Eckhardt, M., & Lemos, A. C. F. V. de. (2009). O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Revista Sociais E Humanas, 20, 295–312. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/847