PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES: O USO NA UFSM

Autores

  • Marisa Severo Corrêa
  • Antônio Carlos Freitas Vale de Lemos

Palavras-chave:

Periódicos científicos, pesquisa on-line, Portal de Periódicos CAPES, Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar e discriminar o uso do Portal de Periódicos CAPES pelos usuários vinculados à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  A metodologia utilizada foi a análise das estatísticas de acessos ao Portal no ano de 2005 e 2006, seguida de um levantamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que oferecem cursos Scrictu Sensu reconhecidos e avaliados pela CAPES, de número igual ou superior a UFSM. O procedimento posterior foi a identificação das Bases de Texto Completo e Bases de Dados Referenciais mais acessadas por área do conhecimento, no período de 2003 a 2006 na UFSM, relacionado-as aos cursos de pós-graduação da instituição que apresentam conceito cinco e seis na CAPES. Verificou-se que a UFSM ocupou a 15ª posição dentre as 20 maiores usuárias do Portal, em 2005 e 2006. Os acessos na UFSM foram maiores do que em outras universidades com maior número de cursos de pós-graduação. A Base de Texto Completo mais acessada nos últimos quatro anos foi a Base Science Direct, abrangendo diversas áreas do conhecimento. As Bases de Texto Completo e Bases de Dados Referenciais mais consultadas coincidiram com as áreas de abrangência dos cursos de pós-graduação de conceito Capes mais elevado na UFSM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Severo Corrêa

Acadêmica do Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública - UFSM/RS - Servidora Técnico-Administrativa, Bibliotecária/Biblioteca Central/UFSM/RS.

Antônio Carlos Freitas Vale de Lemos

 Orientador, Mestre em Administração/UFSC - Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas/UFSM/RS.

Downloads

Como Citar

Corrêa, M. S., & Lemos, A. C. F. V. de. (2009). PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES: O USO NA UFSM. Revista Sociais E Humanas, 20, 221–238. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/842