VIOLÊNCIAS INTERPESSOAIS E SIMBÓLICAS NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA INTERSEXUAL

Autores

  • Henrique Luiz Caproni Neto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Renata de Almeida Bicalho CEPEAD/UFMG e FACC/UFJF

Palavras-chave:

Diversidade Sexual, Violência Interpessoal, Violência Simbólica, Intersexualidade

Resumo

O presente artigo destina-se a analisar a trajetória e as violências vivenciadas por uma mulher intersexual, com destaque para o âmbito profissional. Para isso, revisitamos trabalhos dedicados à intersexualidade e à violência nas organizações e entrevistamos uma professora intersexual por meio da história oral. A análise qualitativa dos dados foi realizada de acordo com as categorias de violência interpessoal e simbólica. De modo geral, destacamos uma trajetória marcada por diversas violências, ademais enfatizamos a relevância de incluir os intersexuais nas discussões sobre diversidade nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Luiz Caproni Neto, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Administração de Empresas e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É também Mestrando em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais na linha de Estudos Organizacionais e Sociedade.

Renata de Almeida Bicalho, CEPEAD/UFMG e FACC/UFJF

Doutoranda em Administração no CEPEAD/UFMG e Docente do CAD/UFJF

Downloads

Publicado

27-12-2013

Como Citar

Caproni Neto, H. L., & Bicalho, R. de A. (2013). VIOLÊNCIAS INTERPESSOAIS E SIMBÓLICAS NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA INTERSEXUAL. Revista Sociais E Humanas, 26(3), 656–669. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/6323

Edição

Seção

Artigos Livres