A mitologia da equidade de gênero: considerações a partir de uma abordagem histórico-social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175840994

Palavras-chave:

Equidade, Violência de gênero, Patriarcado, Relações de gênero, Status quo

Resumo

O presente artigo visa elencar e discutir categorias indispensáveis para compreensão da mitologia da equidade de gênero, construída historicamente de forma difusa no senso comum com aparato no fundamentalismo religioso. Apresenta dessa forma, a partir de uma abordagem qualitativa de uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos, monografias, dissertações e teses, a gênese da desigualdade, pautada na divisão de papéis sociais com fulcro no sexo. Logo, essa tessitura acadêmica consubstancia-se através de renomados autores como Osterne (2011), Beauvoir (1970), Meneghel e Portella (2017), Grassi (2015), Almeida e Saffioti (1995), Balbinotti (2018), Muraro (1997), Silva e Silva (2017), Kergoat (2009), Louro (1997, 2001), Leite (2019), Silva (2019), dentre outros. Esta investigação traz à tona os processos de violência à mulher na sociedade brasileira, constatando-se progressivas lutas a favor da equidade de gênero numa realidade ainda arraigada nos ranços da desigualdade, multiplicidades de violência e definição de papéis a partir do nascimento (mulher veste rosa, cuida da casa e dos filhos e homem provém o lar, trabalhando fora e desenvolvendo atividades típicas do gênero), que proporcionam estereótipos de gênero.

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Biografia do Autor

Jaime Teixeira de Sousa Filho, Escola de Ensino Médio Joaquim Magalhães

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2016). É professor da rede pública de ensino do município de Itapipoca-CE, lecionando atualmente na Escola de Educação Básica José Lins de Albuquerque. Possui experiência em escolas da rede pública do estado do Ceará, onde lecionou História e Geografia.

Ailton Batista de Albuquerque Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2012), graduação no Programa Especial de Formação Pedagógica em Letras- Português/Espanhol(2019). Especialista em Gestão e Coordenação Escolar (2015), Tecnologias e Educação a Distância (2016), Educação Especial e Inclusiva (2017), Gestão Pública (2018), Gênero e Diversidade na Escola (2018), Psicopedagogia Clínica e Hospitalar (2019) Graduando em Serviço Social pela UNISA. Docente na educação superior e na educação básica.

Ana Cláudia Uchoa Araújo, Instituto Federal do Ceará

Tem Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010), vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional, e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2015), vinculado à Linha de Pesquisa História e Educação Comparada. Atualmente atua como Pedagoga no Instituto Federal do Ceará, lotada na Pró-Reitoria de Ensino, no Departamento de Ensino Básico e Técnico, já tendo coordenado Projetos no âmbito da Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Proeja, Educação Profissional, Educação a Distância, Formação de Professores e História da Educação em perspectiva comparada.

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Publicado

18-10-2024

Como Citar

Sousa Filho, J. T. de, Albuquerque Junior, A. B. de, & Araújo, A. C. U. (2024). A mitologia da equidade de gênero: considerações a partir de uma abordagem histórico-social. Revista Sociais E Humanas, 37, e40994. https://doi.org/10.5902/2317175840994

Edição

Seção

Artigos Livres