A legitimação dos digital influencers no ecossistema de mídia social: capital social envolvido no canal do youtube de Marcos Piangers

Autores

  • Bruno José Fiorini Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. Frederico Westphalen, RS. http://orcid.org/0000-0002-8379-8462
  • Luciana Menezes Carvalho Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. Frederico Westphalen, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175833456

Palavras-chave:

Influenciadores digitais, Youtubers, Legitimação, Ecossistema Midiático.

Resumo

Este trabalho tem como objeto os denominados influenciadores digitais, que produzem conteúdo e se relacionam com seus públicos por meio de diversas plataformas de mídia social (Youtube, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat). O objetivo é analisar como ocorre a legitimação desses influenciadores nesse ecossistema de mídias sociais digitais, em que as diferentes mídias estão interligadas. Mais especificamente, observa-se como o comunicador Marcos Piangers legitima-se nesse ecossistema, por meio da análise de seu canal no Youtube. Os resultados demonstram que a construção dessa legitimação se dá por meio de dois pontos 1) autorreferenciação de si, com estratégias no terreno da linguagem e 2) por meio de capital social, com os valores da popularidade, visibilidade e reputação construídos no decorrer da sua carreira profissional na mídia de massa, e que são potencializados na internet.

 

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Biografia do Autor

Bruno José Fiorini, Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. Frederico Westphalen, RS.

Graduando do curso de Comunicação Social - Jornalismo

Luciana Menezes Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. Frederico Westphalen, RS.

Professora Doutora dos cursos de Comunicação Social - UFSM/ FW.

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Publicado

12-03-2019

Como Citar

Fiorini, B. J., & Carvalho, L. M. (2019). A legitimação dos digital influencers no ecossistema de mídia social: capital social envolvido no canal do youtube de Marcos Piangers. Revista Sociais E Humanas, 31(3). https://doi.org/10.5902/2317175833456

Edição

Seção

Iniciação Científica e Relatos de Pesquisa