ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O PERFIL DE CLIENTE DE UM RESTAURANTE E SEU NÍVEL DE SATISFAÇÃO

Autores

  • Fernando de Jesus Moreira Junior UFSM
  • Angela Pellegrin Ansuj Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Estatística Centro de Ciências Naturais e Exatas
  • Nicásio Gouveia Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Estatística Centro de Ciências Naturais e Exatas
  • José Renê de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-9375-3815

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175832718

Palavras-chave:

Pesquisa de satisfação, Clientes, Restaurantes, Teste qui-quadrado, Análise de Correspondência

Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar a associação entre o perfil de cliente de um restaurante em Santa Maria – RS, segundo sua rotina de refeição e seu nível de satisfação com o restaurante, por meio de análise estatística do teste qui-quadrado e a análise de correspondência. Os clientes foram convidados a responder um questionário para avaliar a satisfação com relação a 28 itens, segundo uma escala likert. Foram encontradas associações significativas com 13 variáveis avaliadas na pesquisa. Os resultados mostraram associações que poderão gerar subsídios para a tomada de decisões e melhorias no restaurante. Os resultados mais importantes mostraram que existe uma certa deficiência nos serviços prestados durante o almoço do dia de semana com relação ao banheiro, a agilidade dos atendentes, a iniciativa dos atendentes, a preocupação em atender bem o cliente e a disponibilidade dos garçons no atendimento. Também foram encontradas associações com a insatisfação de clientes do buffet de domingo com relação à limpeza, o cheiro do ambiente interno e o estacionamento.

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Biografia do Autor

Fernando de Jesus Moreira Junior, UFSM

Docente do Departamento de Estatística / CCNE / UFSM.
Formação: Graduação em Estatística (UFRGS), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRGS), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC).

Angela Pellegrin Ansuj, Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Estatística Centro de Ciências Naturais e Exatas

Professora Titular do Departamento de Estatística / CCNE / UFSM.
Formação: Graduação em Ciências Contábeis (UFSM), Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSM)

Nicásio Gouveia, Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Estatística Centro de Ciências Naturais e Exatas

Formação: Bacharel em Estatística (UFSM)

Acadêmico do Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa

José Renê de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Formação: Bacharel em Administração

Mestre em Engenharia de Produção (UFSM)

Acadêmico do Curso de Bacharelado em Geografia

 

Referências

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Publicado

06-11-2018

Como Citar

Moreira Junior, F. de J., Ansuj, A. P., Gouveia, N., & Oliveira, J. R. de. (2018). ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O PERFIL DE CLIENTE DE UM RESTAURANTE E SEU NÍVEL DE SATISFAÇÃO. Revista Sociais E Humanas, 31(2). https://doi.org/10.5902/2317175832718

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