Sob outras lentes: considerações sobre a construção de narrativas e interpretações históricas através de documentários

Autores

  • Rodrigo Luis dos Santos Instituto Superior de Educação Ivoti. Ivoti, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175830125

Palavras-chave:

Documentários, História, Narrativas.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a construção de narrativas e interpretações históricas através da produção de documentários, assim como as perspectivas de pesquisa destes produtos culturais por parte dos historiadores. Na atualidade, os documentários tem ganhado um espaço significativo de difusão de acontecimentos históricos. Por conta disso, determinadas visões sobre os fatos são repassadas, podendo ser assimiladas pelo público como verdades absolutas. Cabe ao historiador perceber os processos de produção, as intencionalidades e os enquadramentos embutidos nessas construções fílmicas. Além disso, do ponto de vista didático e pedagógico, os documentários também podem ser importantes recursos docentes. Para nossa análise prática, escolhemos o documentário Prisioneiros, datado de 2010, produzido e exibido por uma emissora de televisão do Rio Grande do Sul, dentro de uma série chamada Guerra e Paz, sobre os desdobramentos da Segunda Guerra Mundial na região.

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Biografia do Autor

Rodrigo Luis dos Santos, Instituto Superior de Educação Ivoti. Ivoti, RS.

Doutorando em História (bolsista PROSUC/CAPES) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui mestrado em História (bolsista FAPERGS/CAPES) (2016) e graduação em Licenciatura Plena em História (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor e coordenador dos Cursos de Graduação em Licenciatura em História e Geografia, atuando também em Cursos de Especialização do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), além de ser membro da Equipe Editorial da Revista Acadêmica Licencia&acturas. Professor da disciplina de História no Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes (Ensino Fundamental II) e Escola Cenecista Estância Velha (Ensino Fundamental II e Ensino Médio). Atuou como historiador voluntário e coordenador de estágios no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (2013-2016). Integrante, na qualidade de pesquisador, do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos de História da Imigração (NEHI), na linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro e atual presidente (Gestões 2016-2017 e 2018-2019) da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB) e sócio da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS), onde é vice-coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Estudos Étnicos e Migrações (Coordenação 2017-2018). Integrante do Fórum Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom e representante do mesmo, na qualidade de conselheiro titular, no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (biênio 2016-2018), onde também integra a Câmara Técnica. Associado ao Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL). Tem interesse e atua nos seguintes temas: imigração e sua contextualização social e política; Brasil e Rio Grande do Sul imperial e republicano (Primeira República e Período Vargas); Estado Novo, nacionalismo e ações de nacionalização; patrimônio, museus e acervos documentais e históricos; ensino de História e uso de fontes audiovisuais e impressas em sala de aula. 

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Publicado

26-04-2018

Como Citar

dos Santos, R. L. (2018). Sob outras lentes: considerações sobre a construção de narrativas e interpretações históricas através de documentários. Revista Sociais E Humanas, 31(1). https://doi.org/10.5902/2317175830125

Edição

Seção

Artigos Livres