O jornalismo político do interior e o seu valor notícia em jornais impressos

Autores

  • GEDER LUIS PARZIANELLO Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. São Borja, RS.
  • Sandra Barbosa Parzianello Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Pelotas, RS.
  • Louise Ariane Da Campo Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. São Borja, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175829797

Palavras-chave:

Notícia, Política, Discurso, Jornalismo, Ciência Política.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar marcas discursivas e estratégias enunciativas que descrevam como se dá o enquadramento da notícia de cobertura política pelos jornais impressos O Regional e Folha de São Borja, em circulação no município de São Borja (RS). A partir de estudo comparativo por metodologia da Análise do Discurso (AD) foi possível fazermos algumas identificações relativamente a pouca mediação dos meios impressos na arena social política comunitária naquelas localidades. Trabalhamos com a hipótese de que o enquadramento dado pelos jornais a pautas expressamente políticas tem sido superficial e confere ao campo noticioso e aos leitores muito mais um sentido de normalidade que de mobilização e questionamento que seria a função dos jornais. A pergunta de pesquisa é justamente como os jornais efetivam este enquadramento no sentido da mediação de temas políticos de interesse da comunidade. Trata-se de um levantamento empírico com análise de base teórico-metodológica na AD sobre a um número representativo de edições desses dois jornais. O estudo caracteriza-se por sua interdisciplinaridade confluindo Teoria do Jornalismo com estudos em Ciência Política e Linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GEDER LUIS PARZIANELLO, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. São Borja, RS.

 doutor em Comunicação Social pela PUCRS e pós-doutor em Medienwissenschaft pela Universität Paderborn, Alemanha (Bolsa Capes 2012/2013). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela PUCRS e mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor Associado da Universidade Federal do Pampa e professor do Mestrado Acadêmico em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na Linha de Pesquisa Mídia, Cotidiano e Imaginário. Foi professor visitante (Gastprofessur) da Universität zu Köln na Renânia do Norte, Alemanha e pesquisador convidado da Universitá Degli Studi Roma Tre, na Itália.

Sandra Barbosa Parzianello, Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Pelotas, RS.

doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas PPGCPol (UFPel). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo (2005) e especialização em Docência do Ensino Superior pela União Educacional de Cascavel - PR (2006); graduação em Ciências Sociais - ênfase em Ciência Política pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa - São Borja/RS (2013) e Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel - RS (2015). Tem experiência docente na área de Comunicação. Atuou como jornalista e assessora de imprensa sob registro 13.828 MTB/RS. Reside em São Borja/RS desde 2008, onde foi reconhecida pelos Poderes Executivo e Legislativo com o título de Cidadã São-borjense conforme Lei nº 4.458/2011. É membro do Grupo de Estudos de Retórica Avançada, integrante do Grupo de Pesquisa Diálogos do Pampa (Unipampa) CNPq, é integrante da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi); sócia-fundadora da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) e Sócia fundadora da Organización Iberoamericana de Retórica (OIR). Interessa-se e pesquisa sobre os seguintes temas: pós-estruturalismo, teoria do discurso e populismo.

 

Louise Ariane Da Campo, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. São Borja, RS.

Discente do curso de Comunicação Social- Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atuou como voluntária em Direção de Projetos e produção de conteúdo jornalístico na empresa Três Aspas Comunicação Júnior no período 2015/2016. Trabalhou como repórter no projeto de práticas acadêmicas integradas - PRAEC Informa no período de 2016. É membro do grupo de pesquisa Diálogos do pampa; e tem interesse em pesquisas sobre mídia e gênero. Atualmente, é bolsista no Projeto de Extensão PROEXT/MEC: Educação Ambiental e controle social da Política Nacional de Resíduos Sólidos: o trabalho da COOPUV no município de São Borja/RS.

Referências

ALBUQUERQUE, Afonso. Em nome do público: jornalismo e política nas entrevistas dos presidenciáveis ao Jornal Nacional. E-Compós (Brasília), v. 16, p. 1-23, 2013. Disponível em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/813/661 Data de acesso: 30, dezembro. 2017.

BERNARDES, C. B. O povo e a política em um jornal popular massivo. Revista Intexto, v.1, n.18, p. 1-17, 2008.

CRICK, Bernard. Em Defesa da Política. 1. ed. Brasília, UnB, 1981.

FERREIRA, Gil Baptista. Qual o papel do jornalismo nas democracias contemporâneas? Jornalismo público e deliberação política. Revista Exedra, n.temático, p.79-92, 2011.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8.ed. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2014.

KUNCZIK, Michael. Conceitos de Jornalismo. 2.ed. São Paulo, Editora da USP, 2002.

LACLAU, Ernesto. Emancipação e Diferença. Rio de janeiro, EdUERJ, 2001. 222p.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Pós-marxismo sem pedido de desculpas. In: LOPES, Alice Casimiro e MENDONÇA, Daniel de. (Orgs.). A teoria do Discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, 2015. p.35-72.

MARTINS, Franklin. Jornalismo Político. 2.ed. São Paulo, Editora Contexto, 2013.

MIGUEL, Luis Felipe. Os meios de Comunicação e a Prática Política. Lua Nova (Impresso), São Paulo, v. 56, p. 155-184, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/ln/n55-56/a07n5556.pdf Data de acesso: 30, dezembro. 2017.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento? Campinas, Pontes, 1990.

PINTO, C. R. J. O clientelismo eletrônico: a eficácia de um programa popular de rádio. v.16, n.1, p. 117-137, 1993.

SCHUDSON, Michael. Descobrindo a notícia. Uma história social dos jornais nos Estados Unidos. Petrópolis: Vozes, 2010.

TODOROV, Tzvetan. Freud sur l’énonciation. Langages. v. 5, n. 17, p. 34-41, 1970.

WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. 2.ed. São Paulo, Cultrix, 1970.

Downloads

Publicado

26-04-2018

Como Citar

PARZIANELLO, G. L., Parzianello, S. B., & Da Campo, L. A. (2018). O jornalismo político do interior e o seu valor notícia em jornais impressos. Revista Sociais E Humanas, 31(1). https://doi.org/10.5902/2317175829797

Edição

Seção

Artigos Livres