A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175829004

Palavras-chave:

Direitos humanos, Fascismo, Universidade, Compromisso social

Resumo

Este artigo busca apresentar fundamentos teóricos acerca da importância atribuída à Educação em Direitos Humanos (EDH) à luz das ondas conservadoras e fascistas que permeiam a democracia moderna. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica da literatura científica sobre a temática dos direitos humanos fundamentais e da “nova onda fascista”, bem como da análise de documentos oficiais do Governo Federal que tratam especificamente sobre a EDH, buscando compreender como o ensino superior, mais precisamente a universidade pública, se insere dentro desta temática. Visualiza-se que, apesar desta prática educativa constituir-se enquanto alternativa local para o enfrentamento do “novo fascismo”, a incorporação desta deve ser fomentada com vistas à uma transformação cultural pautada nos princípios relativos aos direitos humanos fundamentais. É claro que, para que sua incorporação seja concretizada, é necessário considerar alguns desafios, os quais são apresentados no decorrer deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Aparecida Dibbern, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Evandro Coggo Cristofoletti, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

Dibbern, T. A., & Cristofoletti, E. C. (2017). A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIANTE DA ASCENSÃO DO “NOVO FASCISMO”. Revista Sociais E Humanas, 30(3). https://doi.org/10.5902/2317175829004