“MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE
Resumo
O presente artigo busca fazer uma análise da campanha publicitária da Bombril, lançada em março de 2011, pensando, não em seus aspectos técnicos específicos ao campo da publicidade e propaganda, mas no discurso que ela veicula. Entendendo a publicidade como importante ferramenta das ideologias capitalistas, mas também como formadora de sujeitos e valores, buscamos discutir a constituição das mulheres na sociedade contemporânea pensando na forma como essa ferramenta de comunicação contribui para essa constituição. O trabalho sustenta-se nas teorizações de gênero e identidade, tendo como principais referências as produções de Judith Butler, Joan Scott, Laura Corrêa, Antônio Ciampa e Tomaz Tadeu da Silva.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF
Revista Sociais e Humanas (ISSN online 2317-1758)
Universidade Federal de Santa Maria | Centro de Ciências Sociais e Humanas
Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
E-mail: revistaccsh@gmail.com | Telefone: (55) 32208522

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.