“MULHERES EVOLUÍDAS”: A PUBLICIDADE NA REITERAÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE

Ana Luiza Nunes Abreu, Sandra Maria da Mata Azerêdo, Sara de Souza Campos

Resumo


O presente artigo busca fazer uma análise da campanha publicitária da Bombril, lançada em março de 2011, pensando, não em seus aspectos técnicos específicos ao campo da publicidade e propaganda, mas no discurso que ela veicula. Entendendo a publicidade como importante ferramenta das ideologias capitalistas, mas também como formadora de sujeitos e valores, buscamos discutir a constituição das mulheres na sociedade contemporânea pensando na forma como essa ferramenta de comunicação contribui para essa constituição. O trabalho sustenta-se nas teorizações de gênero e identidade, tendo como principais referências as produções de Judith Butler, Joan Scott, Laura Corrêa, Antônio Ciampa e Tomaz Tadeu da Silva.


Palavras-chave


Mulher, Publicidade, Gênero, Identidade, Bombril

Texto completo:

PDF




 

Revista Sociais e Humanas (ISSN online 2317-1758)

Universidade Federal de Santa Maria | Centro de Ciências Sociais e Humanas

Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

E-mail: revistaccsh@gmail.com | Telefone: (55) 32208522


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.