AUTONOMIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RESIDENTES EM UBERLÂNDIA: UMA APLICAÇÃO DO MODELO GRADE OF MEMBERSHIP

Autores

  • Francismara Fernandes Guerra
  • Luiz Bertolucci Doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional CEDEPLAR da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Atualmente é servidor da UFU, ocupando o cargo de Diretor de Provimento, Acompanhamento e Administração de Carreiras. Pertence ao quadro de pesquisadores do Centro de Pesquisas Econômico-Sociais - CEPES do Instituto de Economia.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175822848

Palavras-chave:

Deficiência, Autonomia, GoM

Resumo

Propõe-se neste trabalho estabelecer um escore de autonomia de pessoas com deficiência residentes em Uberlândia, Minas Gerais, acompanhados em 2004 e 2008, afim de verificar se nesse período houve um ganho de autonomia dos mesmos. A avaliação utilizou um conjunto de variáveis selecionadas a partir dos dados dos Levantamentos de Informações Econômico-Sociais da População com Deficiência no Município de Uberlândia, Minas Gerais. E para determinar o escore da autonomia, utilizou-se o Grade of Membership. Observou-se que o ritmo de ganho de autonomia dessa população é lento e que não houve uma melhoria generalizada da autonomia da população com deficiência, nesse período. Acredita-se que esse resultado possa também estar relacionado com o curto prazo de quatro anos de acompanhamento, insuficiente para se promover o aumento da autonomia das pessoas com deficiência; ou ainda que as políticas sociais empreendidas nesse sentido não foram corretamente focalizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francismara Fernandes Guerra

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/2006), Mestra (2010) e Doutora (2014) em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – CEDEPLAR da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutora na área de Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/2015).

Downloads

Publicado

2017-02-10

Como Citar

Guerra, F. F., & Bertolucci, L. (2017). AUTONOMIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RESIDENTES EM UBERLÂNDIA: UMA APLICAÇÃO DO MODELO GRADE OF MEMBERSHIP. Revista Sociais E Humanas, 29(3). https://doi.org/10.5902/2317175822848

Edição

Seção

Artigos Livres