HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Rachel Shimba Carneiro, Maria Angélica Oliveira Gabriel, Monique Ribeiro de Assis, Angela da Silva Gomes, Jaqueline Sampaio Pereira, Jéssica Viveiros, Jorge Mendes, Tatiane Parrine dos Reis, Vera Lúcia Nascimento

Resumo


O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais de professores do Ensino Fundamental atuantes em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. As habilidades sociais foram avaliadas através do Inventário de Habilidades Sociais. Dos 65 professores avaliados: 34 foram identificados com repertório bastante elaborado de habilidades sociais; 9 com bom repertório; 3 com repertório médio; 6 com repertório abaixo da média e 13 com indicação para treinamento em habilidades sociais. A partir desse estudo, pode-se pensar em formas de aumentar o repertório de habilidades sociais do professor para a qualidade nas interações entre professor e aluno.

Palavras-chave


Habilidades sociais; Professor; Ensino fundamental.

Texto completo:

PDF




 

Revista Sociais e Humanas (ISSN online 2317-1758)

Universidade Federal de Santa Maria | Centro de Ciências Sociais e Humanas

Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

E-mail: revistaccsh@gmail.com | Telefone: (55) 32208522


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.