Os Congressos Gerais da República do Paraguai de 1841 e 1844 e as teorias clássicas do contratualismo.

Auteurs

  • Junior Ivan Bourscheid Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236672521599

Mots-clés :

contratualismo, construção do Estado, Paraguai, Congressos Gerais, Primeira República.

Résumé

O presente ensaio busca analisar e debater a construção do Estado Nacional, primeiramente, efetuando um breve estudo das teorias clássicas do contratualismo, postulando dois problemas cruciais que estas teorias propõem-se a solucionar: o dilema entre os limites da intervenção do poder soberano e as liberdades individuais, bem como o tratamento de dois bens caros aos indivíduos quando adentram no corpo social, a liberdade e a obediência. Será empregada a análise dos conceitos de liberdade positiva e negativa, a fim de permitir a compreensão das implicações do modelo estatal nas liberdades individuais. Posteriormente, empreende-se o estudo de um caso que nos fornece elementos para pautar o debate público dos conceitos tratados pelas teorias contratualistas, qual seja, o dos Congressos Gerais da República do Paraguai, realizados em 1841 e 1844, onde ditas instituições de niram os rumos políticos da Primeira República do Paraguai (1811-1870), formalmente estabelecendo a autoridade e a soberania do corpo político que governaria os indivíduos submetidos à sua jurisdição. Assim, compreender-se-á as motivações que engendraram na opção por um Estado forte, interventor, num contexto de uma república recém-independente, onde a garantia da soberania e da segurança eram consideradas vitais, imprescindíveis para assegurar a independência nacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Junior Ivan Bourscheid, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre (RS), Brasil; Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Téléchargements

Publiée

2015-12-29

Comment citer

Bourscheid, J. I. (2015). Os Congressos Gerais da República do Paraguai de 1841 e 1844 e as teorias clássicas do contratualismo. Século XXI: Revue Des Sciences Sociales, 5(2), 312–344. https://doi.org/10.5902/2236672521599