Grupo de Consumo Responsável Feira Virtual Bem da Terra: Estratégias de viabilização através da análise da sensibilidade a preço

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043265857

Parole chiave:

Economia Solidária, Desenvolvimento local, Agroecologia, Elasticidade-preço da demanda

Abstract

O uso da ação coletiva para lidar com problemas sociais de ordem política e econômica, ligados ao consumo e produção, datam do século XIX ao redor do mundo e não cessam nos dias de hoje em nenhuma parte dele. Do cooperativismo clássico até a economia solidária, as reflexões acerca do impacto do consumo neste contexto têm mobilizado experiências, tais como os Grupos de Consumo Responsável (GCRs). Estudamos a experiência de organização para o consumo situada em Pelotas (RS), o GCR Feira Virtual Bem da Terra, tendo como mediador a análise da elasticidade-preço da demanda de seus integrantes. Os dados utilizados foram obtidos nos registros do sistema de gestão da iniciativa. A amostra foi composta por dados semanais e compreendeu o período de 2015 a 2018 para cada associado(a). Os resultados obtidos captaram que a demanda por produtos que compõem a maior parcela da distribuição do GCR não é sensível a alterações de preços.

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Biografie autore

Maria Laura Victória Marques, Universidade Federal de Pelotas

Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados. Atuou no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Tecnologias Sociais e Economia Solidária (TECSOL/UFPEL) no período de 2016 a 2019; atualmente dedica-se ao Centro de Microeconometria e Análise de Dados (CeMAD/UFPel).

Julia Gallego Ziero Uhr, Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). É professora adjunta do departamento de Economia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM) da UFPel. Possui mestrado e doutorado em economia pela Universidade de Brasília (UnB) e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Daniel de Abreu Pereira Uhr, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorado em Economia pela Universidade de Brasilia (UnB). Realizou pós-Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Foi professor visitante na University of Alberta (Canadá). É professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pelotas (Decon / UFPel). Foi Coordenador Adjunto, e atualmente é Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPel (Pós-Graduação em Organizações e Mercados - PPGOM/UFPel). Pesquisador Associado ao Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo (NEREUS/USP). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq): Centro de Microeconometria e Análise de Dados (CeMAD/UFPel)

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Pubblicato

2023-08-22

Come citare

Marques, M. L. V., Uhr, J. G. Z., & Uhr, D. de A. P. (2023). Grupo de Consumo Responsável Feira Virtual Bem da Terra: Estratégias de viabilização através da análise da sensibilidade a preço. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 9(18), e8. https://doi.org/10.5902/2359043265857

Fascicolo

Sezione

Economia Social e Solidária